Você se mexeu, agachou e passou por um treino de corpo inteiro. Mas depois de uma hora sem parar, sua blusa ainda não está molhada. E aí? É normal não suar durante o treino?
Leia mais
+ Qual a melhor hora para treinar cardio?
+ Mas afinal, pedalar em jejum pode ser boa estratégia?
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
À “Women’s Health”, de onde são as informações, Gunnar Peterson, que treinou artistas como J.Lo, Khloe Kardashian e Kate Beckinsale, relata que as pessoas lhe fazem essa pergunta o tempo todo. Sua resposta aos clientes? “Claro, o suor é um indicador, mas não o único.”
Por que é normal não suar durante o treino?
Existem alguns fatores que podem levá-la a não suar durante o treino. Para começar, qual é a temperatura na sala? Se você está treinando em um estúdio com temperatura mais elevada, provavelmente suará mais do que em um com ar-condicionado.
Além disso, você está se hidratando o suficiente? Quanto menos água você bebe, menor é a probabilidade de suar. “Você sabe o quanto está se exercitando”, diz Peterson, então não deixe que esse seja o padrão de um treino bem-sucedido.
Em vez disso, o especialista recomenda considerar alguns outros fatores. “Adoro trabalhar em todos os planos de movimento: sagital (frente e verso), frontal (lado a lado), transversal (rotação)”, explica. Também depende realmente de seus objetivos. Você treinou todo o seu corpo? Como se sente após o treino? Você se concentrou nos braços? Como eles estão?
Portanto, mesmo que você não sue durante o treino, ainda assim você treinou! “Em última análise, dê crédito a si mesma por tudo o que faz”, diz Peterson, “e pare de se machucar por tudo o que não fez”.