Dor na lombar, o que fazer? Veja 5 maneiras de aliviar o desconforto

Por Ryan Brandt, para a Outside USA*

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Foto: Shutterstock

Se você sofre de dor nas costas crônica, provavelmente deve estar disposto a fazer qualquer coisa para se livrar dela. Mas no crescente mundo da medicina alternativa, você provavelmente terá que se esforçar para distinguir os bons conselhos dos modismos que não funcionam muito bem. Em vez disso, deixe Daniel Cherkin, diretor de pesquisas do Centro de Pesquisas de Saúde de Seattle, ser seu guia. Ele passou décadas avaliando as alternativas mais comuns para o tratamento de dor crônica na lombar.

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Dor na lombar, o que fazer?

1. Massagem terapêutica

Massagem relaxa os músculos e outros tecidos moles, aumentando o fluxo sanguíneo e a oxigenação nas áreas afetadas, o que acelera a recuperação e a cura.

2. Acupuntura

Este tratamento tradicional chinês usa agulhas metálicas finíssimas, que são inseridas até abaixo da pele para liberar bloqueios no fluxo de energia (chamado de qi) e levar o corpo de volta a um estado de equilíbrio. Os acupunturistas podem girar as agulhas ou aplicar calor ou uma leve corrente elétrica durante o tratamento.

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3. Manipulação na quiropraxia 

Fãs e céticos alternadamente louvam e atacam este tratamento. A prática mais comum é a de “ajuste”, em que o quiropraxista aplica uma força rápida e controlada em uma articulação específica de sua espinha. A manipulação às vezes é pontuada por um estalo audível, que é o som da articulação se reposicionando. Este ajuste, acredita-se, “conserta” o desalinhamento na coluna que estava causando a dor.

4. Yoga

Qualquer um que consiga fazer a postura da cobra não pode ter dor nas costas. Yoga incorpora respiração controlada enquanto coloca seu corpo numa série de alongamentos e posturas, para promover força e flexibilidade.

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5. Técnica Alexander

Desenvolvida por um ator shakesperiano da Austrália (é verdade), esta é uma técnica ativa para melhorar a postura, a coordenação e o movimento. Em aulas particulares, um professor te guia em várias posições e movimentos, focando prioritariamente a relação entre a cabeça, o pescoço e o tronco. É preciso ter cerca de 30 aulas antes de conseguir executar a técnica sozinho.

 

*Matéria originalmente publicada em 2011.

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