4 benefícios da acupuntura para a corrida

Por Redação

4 benefícios da acupuntura para a corrida - Go Outside
Foto: Shutterstock

A técnica chinesa milenar da acupuntura pode ser uma grande aliada para quem é do mundo da corrida, seja para os iniciantes ou experientes. A prática que usa agulhas no corpo do paciente ajuda tanto no período anterior quanto no pós treino.

+ O que a medicina chinesa diz sobre o intestino
+ Koa Smith conta como se recuperou da depressão ao usar cogumelo alucinógeno

Consultamos o fisiatra Marcus Vinícius Ferreira, autor do livro O que é acupuntura? (Editora Brasiliense), para entender como as duas práticas podem ser associadas:

Benefícios da acupuntura para a corrida

1 – “A acupuntura traz a sensação de relaxamento, que é essencial na situação de tensão pré-corrida, além do alívio nas dores e lesões músculo-esqueléticas causadas pelo treino e posteriormente à prova.”

2 – “Também tem a capacidade de trazer ao equilíbrio as funções afetadas pelo esforço da corrida, que tem efeito oxidativo, e relaxa a musculatura contraturada pós-esforço.”

3 – “Pode ser usada na recuperação de lesões e também no lado emocional, pois promove a produção de endorfina, que diminui o cortisol, que é o hormônio do estresse e da ansiedade.”

4 – “Ela também ajuda a melhorar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa tenha um nível de regeneração maior no sono. Você acorda melhor, mais disposto e se sente recuperado para os próximos treinos. O sono é uma etapa essencial pra um bom desempenho.”

E aí, por que não tentar?

+ Como começar a correr? 26 dicas de profissionais
+ Como lidar com a ansiedade usando treino de musculação

-Publicidade-