Você já deve ter sentido dor na lombar ou na coluna em geral durante o período menstrual, mas será que isso é normal? A resposta é sim! Isso acontece devido a uma combinação de fatores físicos e hormonais.
+ Por que mulheres têm mais dor na coluna do que homens
+ Como alongar a coluna depois de ficar sentado o dia todo
De acordo com estudos do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), 75% das mulheres sentem cólicas menstruais, 59% enxaqueca e 46% dor lombar.
Causas
O ortopedista Bruno Fabrizio, especialista em cirurgias de coluna, explica que alterações hormonais podem causar dor na coluna durante o período menstrual. “Durante o ciclo menstrual, os níveis de hormônios, como o estrogênio e a progesterona, flutuam. Essas mudanças podem afetar os tecidos e músculos, levando a sensibilidade e dor em várias partes do corpo, incluindo a coluna”, afirma.
Além disso, retenção de líquido pode colaborar para o desconforto na região. “Algumas mulheres sofrem com retenção antes e durante a menstruação. Isso pode causar inchaço nas articulações e músculos, o que, por sua vez, pode levar ao desconforto na coluna”, diz o especialista.
Fabrizio também lembra que durante a menstruação, o útero se contrai para ajudar a eliminar o revestimento uterino. Essas contrações podem causar dor pélvica e irradiar para as costas.
Algumas mulheres experimentam ainda uma série de sintomas físicos e emocionais antes da menstruação, conhecida como SPM. Isso pode incluir sensibilidade na coluna e dor, de acordo com o ortopedista.
Para completar, postura e atividade física também podem colaborar para o surgimento da dor. “Durante a menstruação, as mudanças hormonais e físicas podem afetar a postura e a forma como as mulheres se movem. Isso pode levar a uma tensão muscular que resulta em dor nas costas”, destaca.