Nesta mini-série sobre a técnica de corrida adequada, discutimos como a forma ideal de correr deve ser na semana passada, e nesta edição, discutiremos algumas dicas eficazes para melhorar a sua técnica de corrida.
Portanto, se você se encontra arrastando os pés, dando passos longos demais, balançando os braços de um lado para o outro, inclinando-se para a frente enquanto corre, usando passos curtos e rápidos, ou demonstrando algum outro erro comum na técnica de corrida, continue lendo para aprender como corrigir uma técnica de corrida ruim e começar a caminhar como uma gazela graciosa.
+ Aqui está o que iniciantes precisam saber sobre forma de corrida
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Posso Melhorar Minha Técnica de Corrida? Não é surpresa que muitos corredores, desde iniciantes até veteranos, tenham uma técnica de corrida ruim ou, pelo menos, um aspecto da sua técnica de corrida que não está de acordo com o que pode ser considerado uma técnica de corrida adequada.
A boa notícia é que é possível melhorar uma técnica de corrida ruim se você estiver disposto a dedicar tempo e esforço para mudar gradualmente a sua técnica de corrida.
Dependendo da natureza ou dos erros específicos na técnica de corrida que você tende a cometer, corrigir uma técnica de corrida ruim pode levar um tempo e ser frustrante em alguns momentos, mas muitos corredores acham que vale a pena o investimento de energia e tempo de treinamento.
Como regra geral, quanto mais tempo você tiver corrido com uma determinada técnica de corrida, mais desafiador será “reaprender” uma técnica de corrida adequada, pois a sua técnica de corrida atual se tornou um padrão automático no seu cérebro.
Iniciantes têm uma vantagem quando se trata de corrigir erros na técnica de corrida, porque os hábitos de técnica de corrida ruim são menos enraizados no cérebro.
Isso dito, mesmo se você tiver corrido por anos, não está fora de questão ver uma melhora significativa na sua técnica de corrida se você realmente dedicar tempo para identificar as falhas na sua técnica de corrida e começar a aplicar as melhores dicas para melhorá-la.
Particularmente se você já lidou com lesões ou sente que atingiu um patamar na corrida e simplesmente não consegue ficar mais rápido, focar na correção da sua técnica de corrida pode ser um investimento valioso na sua resistência a lesões e no desempenho na corrida a longo prazo.
Como Corrigir Minha Técnica de Corrida?
Aqui estão algumas dicas sobre como melhorar a sua técnica de corrida:
Ajuste Sua Técnica Gradualmente
Sempre que estiver trabalhando para mudar algum aspecto da sua técnica de corrida, é melhor fazer ajustes gradualmente para que você não comece a aplicar todo o estresse de impacto em outra parte do pé e na cadeia cinética do seu membro inferior que não está acostumada a lidar com esse estresse.
Esta dica para melhorar a técnica de corrida é especialmente importante ao mudar a sua passada ou ritmo de corrida.
Faça Uma Mudança de Cada Vez
Concentre-se em mudar apenas um aspecto da sua técnica de corrida de cada vez. Isso ajudará a evitar que você se sinta sobrecarregado ao tentar se concentrar conscientemente em todos os aspectos da sua técnica de corrida simultaneamente.
Por exemplo, se você determinar que precisa trabalhar no movimento dos braços, na postura e no padrão de pisada dos pés, comece com apenas um desses elementos.
Após passar algumas semanas tentando se concentrar nesse aspecto da técnica de corrida ideal e a mudança se tornar mais natural, você pode começar a tentar integrar outra melhoria na técnica de corrida, porque terá mais “espaço mental” já que a sua outra correção na técnica de corrida terá se tornado mais automática.
Use essa dica
Um pequeno mantra pode ajudá-lo a aperfeiçoar a melhor técnica de corrida durante seus treinos.
Aqui estão alguns exemplos de dicas para a técnica de corrida adequada:
Quadril: “Pelve nivelada” ou “quadril equilibrado.”
Postura Erta: “Corra alto” ou “cabeça erguida para o céu.”
Olhar: “Olhos para frente” ou “olhar à frente.”
Pés: “Passos rápidos” ou “pés leves.”
Movimento dos Braços: “Para frente e para trás” ou “roçando ao meu lado.”
Mãos: “Proteja a borboleta” ou “punhos soltos não quebram chips” (batatas chips).
Observe-se Correndo
Outra boa dica para melhorar a sua técnica de corrida é observar-se correndo enquanto está correndo. A melhor maneira de fazer isso é correr em uma esteira diante de um espelho para que você possa ver a sua técnica de corrida em tempo real e tentar fazer correções conforme avança.
Depois, trabalhe na absorção de como essas correções na técnica de corrida realmente se sentem para que você possa replicá-las quando estiver correndo ao ar livre.
Se você não tiver acesso a uma esteira ou espelho, pode pedir a alguém para gravar um vídeo de você correndo. Embora você não possa fazer mudanças em tempo real enquanto gravam um vídeo da sua técnica de corrida, pelo menos poderá avaliar como gostaria de corrigir a sua técnica de corrida.
Experimente Exercícios para a Técnica de Corrida
Experimente exercícios para a técnica de corrida, como corridas com joelhos altos, saltos longos e pulos para trabalhar na sua passada.
Treine a Força
Se você tiver fraquezas ou desequilíbrios musculares que contribuem para erros ou problemas na técnica de corrida, considere trabalhar com um fisioterapeuta ou certifique-se de fazer treinamento de força para corrigir essas deficiências.
Para saber mais sobre alguns dos melhores exercícios de treinamento de força para corredores, confira nosso artigo aqui.’