Digamos que você tenha corrido algumas provas de 5 km e agora está procurando um novo objetivo que seja desafiador, mas atingível. Um triathlon pode ser exatamente o que você precisa. Como as provas de corrida, os triathlons podem variar na distância e dificuldade, portanto, não fique intimidado apenas porque você assistiu ao Campeonato Mundial do Ironman. Os triathlons vêm em todas as formas e tamanhos e são um ótimo “próximo passo” em sua aventura atlética. Na maioria dos casos, se você consegue executar uma prova de 5 km, com o treinamento certo, poderá terminar um triathlon. Abaixo, damos dicas rápidas de como ir da corrida ao triathlon.
+ O que vestir no seu primeiro triathlon?
+ Como se preparar para sua primeira prova de triathlon
5 dicas para ir da corrida ao triathlon
1. Lembre -se de que você está fazendo uma corrida – não três diferentes. Tudo está conectado. Claro, você pode “dar um gás” e talvez correr um pouco mais rápido, mas a que preço? Da mesma forma, não há sentido em exagerar na bicicleta para ganhar 30 segundos se isso vai te custar um minuto na corrida, porque suas pernas estão cansadas. Fazer exercícios combinados – treinos que vão de bike a corrida – é uma boa maneira de acostumar as pernas a sair da bicicleta. Independentemente de quão acostumado a isso você seja, no entanto, é importante ter o ritmo correto na bicicleta.
2. Procure ser o mais auto-suficiente possível durante a prova. Não há nada mais frustrante do que nadar na sequência do atleta à sua frente, apenas para descobrir que ele o guiou 45 graus para fora do percurso. Pratique seu avistamento em treinamento e faça isso durante a prova.
3. Conheça sua bicicleta e como fazer reparos básicos e rápidos, como consertar um pneu furado. Se você tiver o azar de sofrer uma grande questão mecânica durante a prova, pode ser que você precise deixar a prova, mas carregar algumas ferramentas básicas pode ajudar.
4. Obviamente, o triathlon pode parecer um pouco pesada em comparação com “apenas” correr, mas também pode ser extremamente gratificante. Devido à natureza do esporte, a prática pode ajudá-lo a se tornar um atleta mais completo e treinar mais sem tanto risco de lesões por uso excessivo. Além disso, muitas lesões que podem desviá-lo como corredor ainda permitem nadar e/ou pedalar. Ao todo, o triathlon é um esporte desafiador, mas gratificante, que você pode fazer em qualquer idade.
5. Por fim, pense na vantagem que você tem de ter uma bagagem da corrida. Após a perna inicial, a melhor disciplina dos nadadores fortes ficou para trás. Um ciclista forte sempre tem que segurar um pouco, pois sabem que a corrida está chegando. Mas como corredor, quando todo mundo está cansado, você termina sua parte mais forte.
+ Confira este treino para surfar melhor