Dias quentes? 5 dicas para acampar com calor

Por redação

acampar no calor
Foto: shutterstock

Os campings tem sido cada vez mais procurados por pessoas que querem se conectar mais com a natureza de forma simples e mais em conta. Realmente, essa aventura pode ser muito gostosa e atrai pessoas para diversos lugares o ano inteiro. Mesmo que a melhor época para dormir em barraca seja durante as estações mais secas e amenas, não quer dizer que acampar nos dias de calor do verão seja sempre uma má ideia.

+ Dicas para você caprichar nas refeições do camping

+ Como fazer uma fogueira de acampamento

+ Os 15 erros mais comuns na hora de acampar

No entanto, apesar do astral alegre da estação mais esperada do ano, muitas vezes o excesso de calor pode atrapalhar qualquer atividade que seja, inclusive o campismo. Por isso, listamos algumas dicas para amenizar o calor na barraca com a ajuda de equipamentos e algumas técnicas:

Escolha a barraca certa

Quando estiver pesquisando sobre qual barraca comprar opte por uma que seja propícia para a condição climática do lugar. Basicamente, existem duas opções: a 4 estações, ideal para acampar em locais com condições extremas de vento e neve e a 3 estações para climas tropicais e temperaturas que variam, mas não passam de zero graus. Para o Brasil, o ideal é a 3 estações e elas são mais leves, fáceis de transportar, além de serem mais respiráveis. Outra boa ideia é escolher uma barraca com duas portas. Dessa forma, quando abertas, permitem uma maior circulação de ar.

Observe onde o sol nasce

Uma das piores experiências de um acampamento pode ser acordar cozinhando com o sol que bate na barraca já pela manhã. Por isso, quando chegar no camping, fuja dos locais onde o sol incide primeiro. Se possível, a melhor alternativa é colocar a barraca embaixo de uma sombra, como uma árvore ou atrás de uma pedra. Isso serve para ter mais tempo de sono antes do sol chegar e preservar mais o frescor da noite. no seu cantinho Se chegar tarde, pergunte ao dono do camping essa informação. Mas atenção com a mudança do tempo! Com chuva e trovoada de verão, pode cair galhos e tem o perigo de raios. Se não tiver previsão de chuva, monte a barraca e não use a cobertura para arejar ainda mais. Outra indicação é deixar para montar a casa móvel só no final do dia, para que o calor do sol não superaqueça o espaço interno.

Posições estratégicas para a barraca

Além de fugir do sol, outras atitudes para aliviar o calor podem ajudar. Se o lugar possuir um rio, riacho, lagoa ou qualquer fonte de água, posicione a barraca por perto. A umidade pode melhorar a sensação térmica do calor. Caso o camping fique em diferentes níveis de altitude, priorize os locais mais altos, porque ali a circulação de ar certamente é maior. Aposte nisso!

Use e abuse dos recursos de ventilação da barraca

Mesmo parecendo que não, as janelas da barraca são fundamentais para a ventilação do ar. Quanto mais você abrir, mais ar circula, portanto, abra a janela principal e as auxiliares. Mas atenção! O único cuidado que você deve ter é não esquecer de deixar os mosquiteiros fechados para evitar que entrem bichos e pernilongos. Depois, estique bem o sobreteto e use os espeques, aquelas peças de metal que servem para prender sua barraca ao solo e deixar ela certinha, para abri-lo ao máximo, de forma a permitir que também entre ar por baixo.

Invista no ventilador para barracas

Você acha essa ideia muito complicada? Na verdade hoje em dia existem diferentes opções de modelos de ventiladores para serem usados em barracas. Alguns são relativamente em conta! Inclusive, alguns são totalmente compactos e leves, além de serem ideais para transportar dentro da barraca mesmo. Se você decidir fazer esse investimento, lembre-se de colocá-lo perto da porta para puxar o ar fresco que vem de fora. E se por acaso a barraca tiver duas portas, você consegue fazer uma corrente forte de ar dentro da barraca.

Bônus: Na hora de fazer a mala, opte por roupas leves e de cor clara, leve sempre um repelente para não sofrer com a presença dos insetos que costuma ser ainda mais intensa no verão. Beba muita água e priorize alimentos leves!

+ 5 truques para lidar melhor com o sol de verão no surf

-Publicidade-