Como fazer uma fogueira de acampamento

Por Outside USA

Como fazer uma fogueira de acampamento | Go Outside
Foto: Shutterstock

Nem todo cenário da natureza é adequado para uma fogueira: afinal, basta uma pequena faísca para começar um incêndio florestal – então é preciso ter cuidado. Ainda assim, existem circunstâncias especiais em que saber como fazer uma fogueira de acampamento pode te salvar. O fogo fornece calor, luz e a capacidade de cozinhar e ferver água, tornando-o muito importante quando você está sem alternativas.

+ Como organizar um luau na praia
+ O que não fazer na primeira vez que você for acampar

Antes de se aventurar, sempre verifique se é permitido acender uma fogueira no local em que você está, seja camping, praia ou montanha. E lembre-se: nunca leve madeira de fora da área em que você vai acampar para não espalhar besouros, fungos e outras pragas. Vamos ao passo a passo:

Como fazer uma fogueira de acampamento

Encontre combustível

O primeiro passo da missão de fazer fogo envolve achar os melhores troncos e galhos que você conseguir. Também é preciso verificar se a coleta de madeira é permitida onde você estiver. Nunca corte galhos ou árvores vivas – além de ser um material que não queima bem, você estará danificando a natureza ao seu redor.

Uma braçada de galhos e gravetos secos finos é suficiente para acender o fogo, e algumas quantidades dessas de madeira um pouco mais grossa consegue manter a fogueira acesa durante a noite. Pedaços muito grossos de lenha podem não queimar. Procure madeira seca embaixo de pedras e no fundo de pilhas de troncos. Se necessário, raspe a casca molhada com um canivete para chegar ao material seco embaixo, ou seque a madeira úmida próxima ao fogo depois de iniciá-lo com gravetos secos.

Encontre um firepit (ou base/buraco de fogo/fogueira)

Sempre use um firepit (aquele buraco no chão, muitas vezes feito de concreto, próprio para acender uma fogueira) existente, se possível. Em muitos lugares, construir novos buracos de fogueira é ilegal, e é sempre pior começar o fogo em um novo local. Não consegue encontrar um firepit? Na maioria dos lugares, isso é um bom sinal de que você não deve fazer uma fogueira. Dito isto, se você estiver realmente em apuros, existem algumas opções de emergência.

Se você estiver perto de uma praia, retire cascalho ou areia abaixo da marca da maré alta para fazer a fogueira. Isso diminui o risco de provocar qualquer incêndio florestal e permite que as cinzas sejam varridas com a maré. Na floresta, encontre um espaço plano longe das árvores, limpe-o para eliminar qualquer detrito e construa um círculo de pedras. As superfícies ideais são areia, cascalho ou solo mineral. Para uma paisagem com neve fora do Brasil, cave um buraco no nível do solo e construa uma plataforma de madeira ou pedras no fundo.

Se você tiver que construir um novo firepit, certifique-se de desmontá-lo quando terminar!

+ O que levar para acampar: o checklist definitivo

Idealmente, sua fogueira deve ser construída perto de uma fonte de água, para que você tenha acesso rápido para poder apagá-la. Se isso não for possível, mantenha pelo menos um galão de água à mão para apagar o fogo rapidamente, se necessário.

Como fazer uma fogueira de acampamento: Monte uma lona

Em climas extremos, este abrigo protegerá você, sua pilha de lenha e seu fogo. Uma lona encerada padrão serve, desde que você a mantenha longe das chamas. Deixe espaço para a fumaça escapar de um lado, com a outra saída protegendo você e seus bens. Se o vento estiver soprando, coloque sua lona baixa para proteger o fogo da chuva.

Construa

Finalmente, você pode começar a acender o próprio fogo: primeiro, jogue o seu material de preferência em uma “cama” de gravetos – uma opção é algodão com vaselina. Deixe espaços para o ar alimentar as chamas.

Existem algumas formas diferentes para organizar sua madeira ao fazer uma fogueira de acampamento, cada uma com diferentes vantagens e desvantagens.

A clássica tenda, com base larga e circular e madeira disposta em estrutura vertical, queima quente e rápido. Isso significa que requer manutenção constante e usa combustível rapidamente, mas o torna perfeito para tarefas rápidas de aquecimento e cozimento. Para construir, basta encostar os gravetos uns nos outros em forma de cone, acendendo no meio e adicionando mais combustível à parte externa conforme necessário.

A cabana de madeira cria um fogo duradouro com o mínimo de esforço. Coloque dois troncos em seu firepit paralelos um ao outro e, em seguida, empilhe mais dois em cima perpendicularmente a eles. Continue a empilhar troncos até a altura desejada, então coloque gravetos no quadrado central e acenda.

O fogo estelar é perfeito para manter uma chama quente sem muito combustível. Crie uma pequena fogueira com gravetos, depois coloque quatro ou cinco troncos ao redor dela, uma extremidade no fogo e a outra extremidade afastando-se. À medida que o fogo avança, empurre os troncos mais para o centro para substituir o que foi queimado.

O alpendre funciona bem em condições de vento, graças ao seu quebra-vento integrado. Coloque um tronco grosso no chão e coloque um fungo tinder ao lado dele, a sotavento do vento. Incline pequenos gravetos e outros galhos contra o tronco em um ângulo que passe por cima do fungo. Quando você acender o pavio, ele pegará fogo e começará a queimar o tronco maior. Lentamente, adicione gravetos maiores para aumentar o fogo e adicione outro tronco de tamanho normal quando estiver pronto.

Acenda

Coloque uma pilha de fungo tinder do tamanho de um punho (lascas de madeira, galhos, papel) sobre o seu material de escolha (como o algodão com vaselina) e, em seguida, acenda-os. Um isqueiro é ideal (traga dois e mantenha-os aquecidos), mas fósforos com as cabeças mergulhadas em parafina derretida ou fósforos à prova d’água feitos sob medida são um ótimo backup à prova d’água. Certifique-se de que haja um amplo fluxo de oxigênio para manter a chama acesa, soprando suavemente na base conforme necessário.

Adicione combustível

Forneça com cuidado mais material e gravetos maiores sem abafar o fogo nascente. Comece com galhos e gravetos menores e mais inflamáveis, depois passe para madeira na largura do pulso quando o fogo estiver funcionando corretamente. Para um aquecimento rápido, adicione gravetos diretamente em cima do fogo. Para um calor mais radiante e duradouro, adicione combustível maior nas laterais do fogo ao redor da base. Proteja-o do vento e sopre-o suavemente para atiçar as chamas.

Queime

Desfrute do calor, conforto e satisfação de fazer sua própria fogueira de acampamento, adicionando mais combustível conforme necessário. Deixe a madeira queimar até as cinzas, mantendo um olho contínuo nela (ou seja, não durma enquanto seu fogo ainda está queimando).

Apague

Seu fogo deve estar completamente apagado antes de você sair ou ir para a cama. Se você estiver na praia, deixe a maré alta lavar as cinzas no mar. Caso contrário, crie sua própria maré alta: use bastante água para encharcar as cinzas, depois mexa com uma pá ou pau. Repita esse processo até ter certeza de que o fogo está apagado e, em seguida, coloque a mão nas cinzas para verificar.

+ Como reanimar uma pessoa que se afogou

-Publicidade-