Vingegaard conquista título do Tour de France pela segunda vez consecutiva

etapa final tour de france / uso de monóxido de carbono no tour de france
Na foto: Jasper Philipsen (ALPECIN-DECEUNINCK), Tadej Pogacar (UAE TEAM EMIRATES), Jonas Vingegaard (JUMBO-VISMA), Giulio Ciccone (LIDL - TREK) - Foto: ASO/Pauline Ballet

Em um espetáculo emocionante no coração de Paris, o ciclista belga Jordi Meeus, da equipe Bora-Hansgrohe, assegurou a vitória na etapa final do prestigiado Tour de France de 2023, ao ultrapassar seu compatriota Jasper Philipsen no emocionante sprint final nas pedras de paralelepípedos da Champs-Élysées.

+ Tour de France 2023: saiba onde assistir ao vivo
+ 5 vezes que fãs (e cães) causaram acidentes que mudaram o Tour de France
+ Audiência e engajamento do Tour de France feminino apontam para valorização

Enquanto Meeus comemorava sua vitória conquistada com determinação, o ciclista Jonas Vingegaard cruzava a linha de chegada junto de seus companheiros de equipe, com os braços erguidos em celebração por mais um título. A vitória veio com sabor especial, já que foi a segunda consecutiva do dinamarquês no Tour.  O talento de Vingegaard brilhou ao longo de toda a competição, mostrando-se verdadeiramente digno do título.

Diferentemente do ano passado, Vingegaard revelou que pretende disputar a Vuelta a España, que acontecerá em agosto, já que sua equipe Jumbo-Visma, também vencedora do Giro d’Italia este ano através de Primoz Roglic, almeja conquistar o tão cobiçado Grand Slam das Grandes Voltas. Tadej Pogacar, que foi o vice-campeão no Tour deste ano, também planeja competir na Espanha.

Ao longo da competição, não foi a primeira vez que Pogacar tentou se adiantar a seu rival, lançando um ataque solitário ao entrar nas voltas decisivas da Champs-Élysées. Apesar da surpresa de sua movimentação, era improvável que conseguisse reduzir a vantagem de sete minutos e meio entre os líderes, mas sua ação atraiu outros ciclistas para fora do pelotão. Embora tenha sido rapidamente alcançado pelos competidores, o movimento de Pogacar desencadeou uma série de ataques, mas, no final, nada foi capaz de impedir o esperado sprint final.

Enquanto o Tour chegava ao fim, outro nome chave do ciclismo, Mark Cavendish, ainda em dúvida sobre adiar sua aposentadoria, planejava se reunir com o gerente de equipe da Astana Qazaqstan, Alexander Vinokourov. “Espero que possamos conversar tranquilamente, cara a cara”, disse Vinokourov em entrevista ao Cycling News.

Confira os rankings completos aqui.