5 vezes que fãs (e cães) causaram acidentes que mudaram o Tour de France

Foto: John Kershner / Shutterstock.com

Acidentes no Tour de France? Bem, temos de monte. Inclusive, no último sábado, o belga estava em 13º lugar geral quando colidiu com um espectador inclinado para dentro da pista da corrida no sábado, enviando-o ao hospital e fazendo com que Yates caísse do quarto para o sexto lugar em sua busca pelo pódio final.

+ Como Tadej Pogacar está mudando a cara do Tour de France

O incidente de sábado não é o primeiro e não será o último em que os fãs e espectadores excessivamente entusiasmados moldam o resultado do Tour de France.

Ter os fãs tão próximos e tão perto da ação da corrida faz parte do encanto e atração do Tour, então é inevitável que as coisas possam e vão dar errado.

Aqui estão cinco vezes em que fãs (e cães) mudaram o Tour de France:

5. Cães soltos: Yves Lampaert prejudicado

Cães causando acidentes no Tour não é algo novo. Houve inúmeras ocasiões ao longo dos anos em que um cão solto causou estragos no pelotão do Tour.

Um dos exemplos mais marcantes ocorreu no Tour de 2007, envolvendo Marcus Burghardt, cuja roda de carbono se dobrou completamente com o impacto.

No ano passado, o vencedor da camisa amarela de abertura, Yves Lampaert, que conquistou o maillot jaune.

“Deixe seu cachorro em casa!” latiu o ciclista belga da equipe Soudal Quick-Step.

Apesar do grande número de cães e animais de estimação sendo exibidos no paddock deste ano, até agora nenhum deles se desviou para a pista da corrida.

4. Eddy Merckx levou um soco surpresa em 1975

Os fãs podem ser partidários em corridas de bicicleta, tanto que Eddy Merckx foi famosamente socado no estômago durante a etapa de Puy du Dome em 1975, em um famoso confronto com Bernard Thévénet.

Embora o dia seguinte fosse um dia de descanso, Merckx seguiu convencido de que o incidente o impediu de vencer sua sexta camisa amarela. A próxima etapa de estrada foi realmente desafiadora, com cinco subidas pelos Alpes, terminando em Pra Loup.

Merckx afirma ter sentido uma dor intensa no abdômen na subida final e ter tido cãibras, o que permitiu que Thévénet atacasse e abrisse uma vantagem, assumindo a camisa amarela. Merckx ficou preso em cinco coroas.

3. Wilfried Nelissen agride um policial em 1994

Wilfried Nelissen provocou um terrível acidente no Tour de France de 1994 quando atingiu um policial francês em alta velocidade

Durante o Tour daquele ano, policiais estavam posicionados ao lado das barreiras a intervalos de cerca de 100 metros na reta final. Parecia que o policial estava tirando uma foto quando o pelotão disparou em direção à chegada.

Nelissen estava sprintando ao longo das barreiras e atingiu o policial em alta velocidade, derrubando também Laurent Jalabert, que ficou com o nariz sangrando pelo impacto brutal em alta velocidade.

Centenas de policiais se alinham na rota do Tour todos os dias, desde motocicletas patrulhando a rota até outros posicionados ao longo da rota em todos os cruzamentos de estradas.

Houve outro acidente horrível envolvendo Djamolodine Abdoujaparov na Champs-Élysées no Tour de 1991 revela o quão perto os fãs podem chegar da ação.

O “Terror de Tashkent” estava abrindo seu ataque para o prestigioso sprint final em Paris quando desviou direto para a esgrima lateral e provocou um grande engavetamento que derrubou os pilotos do lado direito da estrada. Atordoado e confuso, ele finalmente foi ajudado a cruzar a linha de chegada por companheiros de equipe e conquistou a primeira das três camisetas verdes que ganharia.

Embora ele tenha caído na estrada a 100 metros da chegada, as regras exigiam que ele cruzasse a linha de chegada para ter o resultado oficial.

2. Menina segurando cartaz provoca o pior acidente em massa na história moderna do Tour de France

O Tour de France 2021 começou da pior maneira possível, com o que foi o pior acidente em massa da história da corrida.

O acidente mais infame do dia de abertura aconteceu há apenas dois anos com uma placa que foi vista em todo o mundo.

Uma fã segurando um pôster com a intenção de dizer olá para seus avós.

Apesar das terríveis consequências, apenas três pilotos caíram e mais um não largou no dia seguinte.

A mulher que segurava a placa mais tarde se escondeu quando o incidente se tornou “viral” na mídia global. Ela finalmente se entregou à polícia local após crescente pressão. Apesar das ameaças de milhões de dólares em ações judiciais de equipes, patrocinadores e organizadores da corrida, ela pagou uma multa relativamente pequena.

Nenhuma palavra se ela está de volta à corrida este ano.

1. Lance Armstrong se enrosca com a bolsa de alimentação no guidão.

Um dos incidentes mais famosos envolvendo um fã que se aproximou demais aconteceu no Tour de France de 2003 com Lance Armstrong.

Naquele ano, o Tour foi repleto de altos e baixos para Armstrong, que acabou sendo desclassificado, e ele estava competindo para igualar o recorde de cinco camisas amarelas consecutivas de Miguel Indurain.

Armstrong estava atacando nos Pirineus quando seu guidão se enroscou com um fã que segurava uma sacola de lembranças.

Armstrong foi jogado ao chão, levando também Iban Mayo da Espanha junto com ele. Os rivais Jan Ullrich e Tyler Hamilton diminuíram a velocidade mais tarde quando souberam que Armstrong tinha caído, mas ele conseguiu se levantar e vencer a etapa. Esses resultados foram posteriormente desqualificados como parte do caso da USADA (Agência Antidoping dos Estados Unidos).

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo