Por Evelyn Rachid
Mais um feriado está batendo na porta, e aquela indecisão do que fazer sempre aparece. Se você ainda não sabe o que fazer ou até mesmo decidiu ter um dia tranquilo, sem gastar muito, separamos um roteiro bem legal para aproveitar o feriadão do Dia do Trabalho com muitas atividades culturais, boa gastronomia e claro, curtir muito ao ar livre.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Como escolher as melhores ondas?
Se você foi contemplado com uma folguinha no fim de semana, e não é o tipo de pessoa que curte fazer muitas coisas em um único dia, esse roteiro poderá ser dividido entre os três dias desse feriadão, assim fica mais fácil escolher o que fazer primeiro.
Começando o dia chapadinho de endorfina
Que tal começar o dia com uma caminhada no parque? Talvez esse não seja o programa que você estava imaginando para o feriadão, mas fazer uma caminhada, correr, andar de bike ou skate pode ser uma ótima forma de aproveitar essa momento de descanso.
Fazer atividade física é muito importante para a nossa saúde mental e física, então aproveite esses dias longe do escritório para aliviar toda a pressão acumulada. Bem, São Paulo é recheado de espaços legais ao ar livre, e você com certeza deve conhecer muitos deles, como:
- Parque Villa-Lobos;
- Parque Ibirapuera;
- Parque Ecológico do Tietê;
- Parque das Bicicletas;
- Parque da Juventude.
Enfim, existem diversos parques espalhados pela cidade que contemplam ótimos espaços para praticar esportes e atividade física.
O meu favorito é o Ibirapuera, por conta da sua localização que oferece fácil acesso para outras regiões da cidade, como a Avenida Paulista, por exemplo.
Que tal um café da manhã ou brunch?
E depois de fazer seu treino você com certeza vai querer tomar um bom café da manhã, e a minha dica é o Mug.sp Café & Brunch.
Essa cafeteria possui três unidades espalhadas pela região da Paulista, e contam com um café da manhã delicioso para tomar sozinho ou com um grupo maior. Para os fãs de brunch, esse lugar é incrível para comer e aproveitar a manhã em um ritmo mais tranquilo.
Quando fiz a visita, pedimos um brunch para três, que serviu todas essas frutas, frios, pães e essa burrata com pesto. As bebidas ficaram à parte do combo solicitado. Depois de tudo isso ainda dividimos uma banoffee deliciosa que ainda consigo lembrar o gostinho.
A Mug possui um cardápio bem completo, e você pode escolher outras opções menores e mais simples, se for o caso. A unidade que visitamos fica na Rua Pamplona, 145, no Casarão Braúna.
Partiu rolê!
Depois de tomar um ótimo café da manhã, é hora do rolezinho cultural. Pela paulista você já deve conhecer o SESC Paulista, Casa das Rosas e o Japan House, que são ótimas opções de passeio se você quiser algo legal e gratuito. Mas pra mudar um pouco a dinâmica, que tal fazer uma caminhada até o Centro Cultural São Paulo?
Ver essa foto no Instagram
Ele fica localizado na região da Vergueiro, é de fácil acesso se você for andando, mas também possui uma estação de metrô bem de frente. Esse espaço é bem legal para quem gosta de atividades culturais como shows, cinema, peças de teatro ou até mesmo tomar um solzinho no gramado elevado; que aliás, é perfeito para praticar uma yoga, ler um livro ou só passar um tempo legal com a família e amigos. Nosso único alerta para ele é que seu funcionamento é de terça à domingo, então no dia oficial do feriado ele estará fechado.
Que tal dar um pulo na Liberdade?
Se você ainda tiver energia para continuar o rolê, a próxima parada depois de conhecer o CCSP é descer a rua da Vergueiro até a Liberdade. Conhecida por ser a casa dos imigrantes japoneses, essa região consegue preservar muito bem seus costumes e tradições asiáticas. Mas a dica de rolê é conhecer um pouco melhor a história desses imigrantes!
O Museu da Imigração Japonesa é uma para obrigatória para quem já é apaixonado pela Liberdade. Eles possuem um acervo muito rico que com certeza vai te surpreender durante toda a visita. A entrada custa aproximadamente R$ 10 reais e vale a pena cada segundo. Mas assim como a maioria dos centros culturais da cidade, ele também não funcionará na segunda-feira, mas ainda continua um ótimo programa para o fim de semana! Você pode conferir todas as informações diretamente no site do museu.
Ainda na região da Liberdade, você pode fazer uma outra atividade fora do padrão da região (ir na feirinha, conhecer restaurantes e mercados). A uns 10 minutos andando sentindo Sé, você pode dar uma passada no Sebo do Messias.
O Sebo do Messias é bem famoso em São Paulo e o seu acervo surpreende bastante quando falamos de livros usados, CDs, DVDs e quadrinhos. É possível encontrar até alguns objetos vintage, se você tiver sorte. Os preços também não decepcionam e da pra encontrar muita coisa legal por um preço bem justo. Ele fica localizado na Praça Dr. João Mendes, 140. Não esqueça de checar o horário de funcionamento.
Hora do almoço
A região central de São Paulo é recheada de ótimas opções para quem gosta de comida gostosa com preço justo. Bom, se você seguiu esse roteiro até aqui, mas quer conhecer lugares novos e fora da região da Liberdade, é hora de voltar para a região da Paulista, mais especificamente para Consolação sentido Rua Augusta.
Essa região tem ótimas opções de comida, já que dispõe de um shopping e muitas opções de comida ao longo dessa rua que é uma das mais famosas de São Paulo. E o melhor de tudo é que ela está sempre com movimento, com lojas, restaurantes e lanchonetes abertas.
A primeira dica é o Pop Vegan, que tem um buffet incrível, com preço acessível e até mesmo se você não for vegano/vegetariano, vai amar comer por lá. Mas saindo um pouco do padrão das dicas que todo mundo dá, você pode conhecer o New Kebabel, que fica na mesma rua do Pop.
Ver essa foto no Instagram
Esse é um restaurante fast-food de comida árabe com ótimos preços. Além de refeições tradicionais e lanches, você também pode aproveitar o momento para tomar bons drinks ou até aquela cervejinha gelada. O restaurante fica na Rua Fernando de Albuquerque, 57.
Mas se você não estiver na vibe de comer um prato de comida, o destino para o seu almoço fica com a Braz Eléttrica.
Ver essa foto no Instagram
Essa pizzaria possui outras unidades por São Paulo e entrega uma das melhores pizzas individuais da região. Mas eu sou suspeita para falar, porque minha pizza favorita é de lá. A unidade que eu mais gosto é a da Augusta, o que já vai facilitar bastante o seu rolê. Além disso, o ambiente é super gostoso e moderno, com uma playlist maravilhosa. E vai por mim, você vai adorar conhecer o banheiro dessa unidade. Então já anota o endereço: Rua Antônio Carlos, 328.
Fechando o dia com chave de ouro
Olha, se depois do almoço você decidiu que era hora de voltar para casa, tomar um banho e descansar, tudo bem! O dia realmente foi longo, mas depois de repor as energias, que tal fazer mais um rolê tranquilo, mas dessa vez com bons drinks, música e comidinhas gostosas?
A próxima parada – e última – deste pequeno roteiro fica com a Casa Abe. Esse bar fica em uma portinha discreta na frente do Parque Augusta e eu tenho certeza que você vai se apaixonar pelo lugar.
Ver essa foto no Instagram
O ambiente realmente é uma casa, dessas germinadas super fofas, que vai ganhar o seu coração. Ele fica localizado na frente do Parque Augusta, em uma portinha discreta que, após subir poucos degraus já mostrará toda a sua personalidade.
Mas o grande charme mesmo é o quintalzinho no fundo da casa, onde você poderá passar horas conversando com os amigos, bebendo alguma coisa gelada e aproveitando uma boa música. A entrada é gratuita e dependendo do dia, você ainda vai conseguir aproveitar alguma exposição legal que esteja rolando por lá. E ah! E na parte da manhã eles também servem um café da manhã bem caprichado.