Hoje, dia 22 de setembro, é o Dia da Banana e esse é um alimento delicioso e super versátil para receitas! Aliás, você sabia que esta é a segunda fruta mais consumida do mundo, perdendo apenas para a maçã?
Leia mais:
+ Saiba como congelar bananas para evitar desperdício
+ Por que ciclistas devem comer banana
Diversas variedades fazem parte do nosso cardápio, tais como banana maçã, banana nanica, banana prata, banana ouro e a banana da terra. Apesar de cada uma delas ter suas particularidades, todas estão recheadas de potássio e de fibras.
A fruta também é rica em vitaminas do completo B, o que a torna uma excelente aliada do sistema nervoso. Como se já não bastasse, ela ainda é uma delícia e versátil, combinando com receitas doces e salgadas.
Quer ver só? Confira abaixo 3 receitas imperdíveis para você aproveitar a banana aí da sua casa:
Salmão com nhoque de banana em molho de erva-doce
Ingredientes
por Jean Paul Barbier, do Belmond Hotel das Cataratas
nhoque
300 g de purê de banana caturra
100 g de amido de milho
molho de erva-doce
300 ml de leite integral
150 g de erva-doce
salmão
1,2 kg de salmão fresco
180 g de cenoura
180 g de batata
300 g de cebola branca
400 g de farofa cruzeiro
120 ml de manteiga de garrafa
sal e pimenta-do-reino a gosto
azeite o quanto baste para selar
1 pitada de açúcar refinado
Modo de Preparo
nhoque
Cozinhe a banana caturra junto com o amido de milho, misturando com um fouet até que fique homogênea. Espalhe numa placa para esfriar e depois corte em forma em nhoque.
molho
Num liquidificador, coloque a erva-doce e o leite e processe até que fique liso. Depois, passe por um coador e coloque numa panelinha para reduzir até o ponto desejado. Aqui é opcional colocar um pouco de creme de leite.
salmão
Tempere o salmão com sal e pimenta e leve numa frigideira com azeite de oliva para selar. Deixe por 2 minutos por cada lado, para que fique ao ponto. Branqueie a cenoura e a batata em água fervendo com sal até que fiquem al dente. Depois, coloque-as numa frigideira com azeite de oliva bem quente para dourar por ambos os lados. Reserve. Em outra frigideira, coloque a farofa e torre adicionando pouco a pouco a manteiga de garrafa, até que fique crocante. Depois, corte a cebola em julienne (tiras finas) e refogue em fogo baixo com uma pitada de sal e açúcar branco. Mexa até obter uma geleia doce de cebola. Reserve.
para servir
Disponha o salmão cozido no prato e, ao lado, coloque a farofa. Acrescente os nhoques e, por cima deles, o molho. Acrescente os legumes selados e finalize com flores comestíveis e uma quenelle de geleia de cebola.
rendimento 10 porções.
preparo 1 h.
execução difícil.
Banana caramelizada
Ingredientes
por Rodrigo Ribeiro, da Dio Mio Gelato
Farofa de canela
5 colheres (sopa) de farinha de amêndoas
5 colheres (sopa) de açúcar, de preferência mascavo ou orgânico
3 colheres (sopa) de manteiga
Canela a gosto
Banana caramelizada
1 banana
1 colher (sopa) de açúcar, de preferência mascavo ou orgânico
1 colher (chá) de manteiga ou óleo vegetal
Para servir
Quanto baste de sorvete de baunilha ou chocolate
Modo de Preparo
Farofa de canela
Em uma tigela, misture todos os ingredientes até virar uma farofa. Coloque em uma assadeira e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por 15 minutos ou até ficar dourada.
Banana caramelizada
Corte a banana na vertical e polvilhe um pouco de açúcar por cima. Aqueça uma frigideira com a manteiga e coloque a banana com a parte do açúcar virado para baixo e deixe caramelizar. Enquanto isso, polvilhe o restante do açúcar na banana e vire para caramelizar o outro lado.
Para servir
Sirva ainda quente com a farofa.
Rendimento: 1 porção.
Preparo: 20 minutos.
Execução: fácil.
Bolo de Banana
Ingredientes
por Santo Pão
200 g de manteiga
180 g de açúcar de preferência orgânico ou mascavo
2 ovos
260 g de farinha de trigo
3 bananas nanicas maduras amassadas
5 g de bicarbonato de sódio
5 g de fermento em pó
1 g de sal
130 g de farinha de castanha de caju
Banana laminada para colocar sobre o bolo
Doce de leite a gosto
Modo de Preparo
Peneire a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Bata na batedeira o açúcar, a manteiga até virar um creme. Depois, acrescente os ovos, um a um. Pare de bater e coloque as bananas amassadas e misture, com o auxílio de uma espátula. Acrescente a mistura reservada dos secos e a castanha. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Decore com as bananas. Leve ao forno (160°C) de 30 a 35 minutos. Depois de esfriar, corte o bolo em três camadas e recheie com um doce de leite.
Rendimento: 1 bolo de 20 cm.
Preparo: 1 hora.
Execução: muito fácil.
+ Como evitar a câimbra muscular no surf