Dia C de Ciclologística discute o potencial da bicicleta como veículo de entregas

Por Redação

Número de empregos formais com bicicleta cresce no país. Foto: Divulgação.

De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de empregos formais com bicicleta continua crescendo no país. De janeiro a maio de 2021 o setor gerou 1.363 novos postos de trabalho com carteira assinada. Os ganhos sociais e econômicos deixam marcas na cidade e na economia, passando por diminuir o desemprego e ser aliada no combate à emissão de poluentes e gases de efeito estufa (GEE).

+ Sistema de bikes públicas compartilhadas é lançado em Brasília
+ Crianças formam ‘bonde’ de bicicletas para ir à escola

+ 5 destinos incríveis para viajar de bicicleta pelo mundo

Para comprovar na prática essas informações, o Banco Mundial e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) junto ao Instituto Aromeiazero, Scambo e pesquisadores do Insper realizam no dia 14 de dezembro, o Dia C de Ciclologística no Galpão ZL, localizado no Jardim Lapena, para debater os benefícios da bike e discutir sobre os potenciais econômicos desse meio de transporte, além de levar literatura e vagas de trabalho para moradores do extremo leste de São Paulo.

Pensando nesses e em outros benefícios, que o Dia C de Ciclologística será marcado por uma variada programação. Ao longo do dia 14, das 7h às 15h, será possível encontrar exposição de bikes elétricas e cargueiras, balcão de empregos, bate-papo com transmissão online sobre entregas de bicicleta com estudos de casos, esclarecimentos sobre abertura, formalização, custos e dívidas de MEI com SEBRAE, e lançamento do teaser sobre o Manual de Ciclologística da Prefeitura de São Paulo.

Além disso, haverá distribuição de livros pelo Jardim Lapena, Pantanal e Helena, Itaim Paulista, Ermelino, Vila Curuçá e União de Vila Nova, bairros da zona leste de São Paulo. As entregas serão feitas por coletivos parceiros e por pessoas treinadas no Delivery Justo, formação online desenvolvida pelo Aro com o Galpão ZL em agosto, com aulas sobre como pedalar com segurança (leis de trânsito e roteirização), mecânica de bicicleta, ciclologística, atendimento ao cliente e gestão financeira.

Vale ressaltar que o evento será sediado no Galpão ZL, local de referência e cultura do bairro de São Miguel Paulista, que conta com o apoio da Fundação Tide Setubal e desenvolve diversas outras iniciativas com a comunidade local.

Serviço:

Dia C de Ciclologística – Palestras, balcão de vagas de emprego, entregas de livros, exposição de bikes elétricas e cargueiras
Data: 14 de dezembro
Horário: 07h às 15h
Formato: presencial e online – Via redes sociais do Aromeiazero
Endereço: Rua Serra da Juruoca, 112, Jardim Lapena, São Paulo
Valor: Gratuito

Atividades

7h às 10h – Primeira remessa de livros
10h às 13h – Abertura Balcão de Empregos
11h às 12h30 – Bate Papo ciclologistica com transmissão on-line
13h às 16h00 – Segunda remessa

Sobre o Aromeiazero

O Instituto Aromeiazero é uma organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações em periferias e comunidades vulneráveis. Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para maiores informações: aromeiazero.org.br.

-Publicidade-