Crianças formam ‘bonde’ de bicicletas para ir à escola

Crianças formam 'bonde' de bicicletas para ir à escola
No 'bicibus', trânsito é controlado para crianças passarem de bicicleta, como é mostrado na Espanha — Foto: Reprodução / Instagram

Nas ruas de Barcelona e outras cidades da região da Catalunha, na Espanha, todas as sextas-feiras centenas de crianças e pais pedalam pelas ruas. Mas não é apenas um passeio comum de bicicleta, todos eles estão indo para a escola.

+ EUA permitirá entrada de crianças sem vacina em novembro

+ 5 destinos incríveis para viajar de bicicleta pelo mundo

+ 5 parques em cada região do Brasil para você conhecer

A iniciativa desse grupo é chamada de “bicibus” e tem conquistado as redes sociais com vários vídeos das crianças andando tranquilamente pelas ruas. Uma das publicações foi vista mais de 1,7 milhão de vezes.

Ao invés de usar outros meios de transporte, as crianças saem grupo para chegar até a escola. Alguns vão em outros veículos como o patinete, e os pais e responsáveis também podem acompanhar.

Para garantir a segurança de todos, as ruas podem ter o tráfego fechado para a passagem dos pequenos ciclistas. O projeto acontece toda sexta-feira em alguns bairros de Barcelona desde setembro e é incentivada por associações de escolas da região. Uma das primeiras cidades da Catalunha a organizar o “bonde” das bicicletas foi Vic, mas colégios da região de Madrid já fazem o ‘evento’ há anos.

O “bicibus” para crianças é encontrado em alguns países da Europa, como a Espanha e a Itália, e também nos EUA. O passeio também é conhecido como “bike bus” ou “cycling bus”, em inglês.

Mas esse movimento não é destinado apenas para a criançada, andar de bicicleta em grupo é algo que ciclistas adultos também fazem. É bem comum ver grupos andando em cidades brasileiras, principalmente em passeios noturnos.

-Publicidade-