5 parques em cada região do Brasil para você conhecer

Por Redação

5 parques do Brasil para você conhecer
Josângela Jesus/Reprodução ICMBio

O turismo nacional será uma grande tendência do momento em que for possível viajar novamente. Além disso, não é novidade que o nosso país tem destinos incríveis a serem explorados. Por isso, listamos 5 parques do Brasil, um em cada região do país, para você conhecer e se conectar à natureza brasileira. Confira:

+ 6 parques nacionais para conhecer pedalando

5 parques em cada região do Brasil

1) Nordeste: Parque Nacional do Pau Brasil – Bahia

Criado em 20 de abril de 1999, comemorando os 500 anos do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil possui cerca de 19 mil hectares e 28,5 quilômetros de trilhas sinalizadas. Além disso, a área possui um camping a 1 km de uma cachoeira.

O parque está localizado no município de Porto Seguro, na Bahia, e é uma área protegida da Mata Atlântica. O local faz parte da Costa do Descobrimento, declarada Sítio do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

2) Sudeste: Parque da Serra da Canastra – Minas Gerais

O Parque da Serra da Canastra foi criado em 1972. A sua área tem cerca de 70 mil hectares demarcados e fica nos municípios de São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, todas no sudoeste de Minas Gerais.

O parque foi criado para proteger as nascentes do rio São Francisco. A Serra da Canastra em si é o berço de rios das bacias hidrográficas do rio Paraná e São Francisco.

O Parque da Serra da Canastra é uma ótima opção para ciclistas, já que conta com um circuito de 200 km bem sinalizado. O local também tem paisagens lindas, com paredões de rocha, e cachoeiras.

3) Sul: Parque do Superagui – Paraná

Criado em 1989, o Parque Nacional do Superagui tem cerca de 34 mil hectares. O parque envolve duas ilhas costeiras no litoral norte do Paraná, em uma de mais de 40 km, com praias arenosas, manguezais, dunas, lagoas, restingas e a Mata Atlântica.

O Parque Nacional do Superagui também protege a maior população do mico-leão-da-cara-preta (Leonthopitecus caissara), uma espécie que é endêmica da região.
O papagaio-da-cara-roxa ou chauá (Amazona brasiliensis), também ameaçado de extinção, está presente na área do parque, nas Ilhas do Pinheiro e Pinheirinho.

4) Norte: Parque Nacional do Jaú – Amazonas

O Parque Nacional do Jaú nasceu em 1980 e carrega o nome da bacia do rio Jaú, onde está localizado. O local fica entre os municípios de Novo Airão e Barcelos, no Baixo Rio Negro, no Amazonas.

Os visitantes do parque podem percorrer os cursos d’água em uma voadeira (embarcação movida a motor), ao longo dos rios Jaú, Carabinani e Unini, observando araras, papagaios, orquídeas e praias de areia clara no rio Negro.

5) Centro-Oeste: Parque Nacional das Emas – Goiás

O último dos parques do Brasil da lista está no coração do cerrado: o Parque das Emas, criado em 1961. O local é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, com sua área de 132 mil hectares que passa pelos municípios de Chapadão do Céu e Mineiros, em Goiás, e de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul.

Na visitação do parque é possível observar animais típicos do cerrado, como tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta e veados. O parque também tem papel de preservação dos rios Taquari, Araguaia, Formoso e Jacuba.

A área do Parque Nacional das Emas conta com cerca de 800 espécies de plantas e 300 de aves e mamíferos sob risco de extinção.

-Publicidade-