Ministério francês da Cultura anuncia importantes descobertas arqueológicas na Notre Dame de Paris

Por IstoÉ

Catedral de Notre Dame
A catedral Notre Dame e sua arquitetura gótica - Foto: shutterstock

Diversas sepulturas arqueológicas foram descobertas durante os trabalhos de restauração da catedral Notre Dame, em Paris, que sofreu um incêndio em 2019. Entre as descobertas, está um sarcófago de chumbo que provavelmente é proveniente do século XIV. O anúncio foi feito pelo ministério francês da Cultura nesta segunda-feira (14). As informações são da IstoÉ.

+ França encerra investigação de acidente aéreo da Germanwings em 2015

+ Arqueólogos descobrem uma figura de gato de 2.000 anos no Peru

+ Esse tubo foi o melhor da vida de Kyllian Guerin e até Kelly Slater compartilhou

Segundo o ministério, as descobertas são anteriores aos trabalhos de reconstrução da agulha da catedral e são “de uma qualidade científica notável”..

Entre as sepulturas, foi retirado “um sarcófago antropomorfo em chumbo, integralmente conservado”, que poderia se tratar do “de um alto dignatário, provavelmente do século XIV”, acrescentou a fonte.

Também foi descoberto “um fosso onde foram depositados elementos esculpidos policromáticos” de um antigo coro alto, estrutura em pedra ou madeira que separava o santuário do restante da igreja, construído por volta de 1230 e destruído no começo do século XVIII.

Durante os trabalhos de restauração realizados em meados do século XIX por Viollet-Le-Duc, que desenhou a agulha de Notre Dame, teriam sido descobertas outros fragmentos arqueológicas deste coro alto, que estão expostos no museu do Louvre.