A Decathlon anunciou a criação de uma plataforma que oferece o serviço de compra e venda de produtos esportivos usados. A iniciativa, denominada Decathlon Circula, busca incentivar os esportistas a pensar sobre a economia circular e em como é possível aumentar a vida útil dos itens de segunda mão.
Leia mais:
+ 4 rolês certeiros para o seu feriadão de Corpus Christi
+ 7 lugares no Brasil para visitar no outono
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
A iniciativa segue uma tendência: o aumento do consumo de produtos usados pelos brasileiros. Um levantamento do Sebrae do ano passado revelou que o número de estabelecimentos especializados em produtos de segunda mão aumentou em 48,58%. A prática traz benefícios econômicos para quem compra e para quem vende e também reflete uma preocupação com o meio ambiente e com o consumo consciente, que também cresce no país.
“O lançamento da Decathlon Circula, amplia o nosso catálogo de produtos esportivos em um mercado em constante crescimento. Mas também reforça nosso posicionamento de marca engajada com o planeta. O lançamento de serviços sustentáveis é um dos pilares do nosso projeto de sustentabilidade, junto com o nosso compromisso de ter 100% de produtos ecodesign até 2026″, assim reforça Cédric Burel, CEO da Decathlon Brasil.
O projeto se cruza com a missão da marca de tornar o prazer e os benefícios do esporte acessíveis ao maior número de pessoas de forma sustentável e faz parte de uma série de iniciativas, como: aquisição de frota de caminhões elétricos para operação logística verde no Brasil; ter 100% da gama de produtos com menos impacto ao meio ambiente até 2026; zerar a utilização de cabides descartáveis e reduzir a emissão de CO2 em 40% por produto vendido globalmente até 2026.
“Estamos muito empolgados com este novo serviço, que incentiva os esportistas a aumentar a vida útil dos produtos fomentando novos hábitos de consumo consciente. O projeto se inscreve dentro de um compromisso ambiental para sermos cada vez mais reconhecidos como marca esportiva e engajada”. Então comenta Sarah Bouvil, diretora de Comunicação e Marketing da Decathlon Brasil.
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
O serviço conta com a parceria da SeMexe, startup que traz um novo jeito de comprar e vender itens do universo da bike. “É um orgulho formarmos essa parceria com uma das marcas mais icônicas do esporte. Estamos comprometidos em gerar uma experiência simples e de qualidade para quem quer comprar ou vender o seu item usado”, diz Gabriel Novais, CEO da Semexe.
Como funciona o Decathlon Circula
- O esportista separa os itens que deseja vender (itens comprados fora da Decathlon também) e leva até um dos pontos de coleta – inicialmente, contará com apenas um ponto de coleta na loja do Morumbi, em São Paulo, ampliando o perímetro de atuação à medida em que o serviço for crescendo.
- É realizado o cadastro no portal e registro dos itens entregues. Os produtos passam pela separação, identificação e então lacrados para envio à equipe de curadoria.
- Junto à SeMexe, a equipe avalia os itens, fotógrafa, precifica, publica o anúncio, embala e despacha para o comprador.
- Após a publicação, o esportista poderá diminuir o preço anunciado em até 50% ou aumentar em até 25%.
- Depois de vendido, o esportista recebe o valor da venda (menos a comissão destinada à Decathlon) e pode transferir para sua conta bancária cadastrada ou utilizar o crédito para realizar compras na loja.
- Todo o processo é feito online e de forma simplificada, sem a necessidade que o vendedor entre em contato com os interessados no produto.