7 lugares no Brasil para visitar no outono

Por Redação

O cartão-postal de Cunha: um incrível campo de flores roxas - Foto: Samara Yonamine / Shutterstock.com

O outono é uma excelente estação para conhecer e visitar diversos lugares no Brasil. Com climas mais amenos, muitos consideram a época como a mais bonita para apreciar as cores e luzes naturais – principalmente do nascer e pôr do sol.

+ O que fazer em São Bento do Sapucaí? Veja roteiro de escalada
+ Glamping é tendência de viagem do momento, segundo google

Além disso, esses meses se tornam ainda melhores para viajar devido a outro fator: os preços mais convidativos de passagens e hospedagens.

Portanto, se você quer aproveitar a baixa temporada para viajar pelo Brasil, confira esses 7 lugares no Brasil ideais para visitar no outono:

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Chapada Diamantina, Bahia

O Poço Encantado, na Chapada Diamantina – Foto: shutterstock

Os meses mais amenos e secos são ideias para explorar as belezas da Chapada Diamantina. O período é de menor incidência de chuva, o que favorece a experiência nas inúmeras trilhas da região. Por lá, o viajante pode conhecer mirantes e cachoeiras incríveis, além de ser a melhor época para a prática de esportes de aventura como rapel e trekking. Uma dica é aproveitar a estação para visitar o Poço Encanto. Isso porque, no Outono o sol fica na posição perfeita para iluminar o local.

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Os cânions de Cambará do Sul (RS). Foto: shutterstock.

Se você cansou um pouco do eixo Gramado-Canela, a cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, é uma alternativa mais simples, porém menos badalada. Fica perto dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, conhecidos pelos cânions. Além dos famosos Itaimbezinho e Fortaleza, faça um trekking de 7 quilômetros até o Malacara (que começa na entrada de Aparados da Serra). As estações frias são as melhores para apreciar os cânions da região com tempo bom, mas lembre-se de se agasalhar bem.

Paraty, Rio de Janeiro

Foto: shutterstock

Impossível não se encantar com a cidade de Paraty e seu colorido de janelas e portas dos casarões coloniais. Esses tons se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a região emoldurada pelo mar. No outono chove bem menos por lá, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade. Para os amantes de aventura, a cidade conta com praias mais afastadas além de trekkings, mirantes e cachoeiras.

Gonçalves, Minas Gerais

As montanhas da Serra da Mantiqueira, em Gonçalves – Foto: shutterstock

No alto da Serra da Mantiqueira, Gonçalves, entre as conhecidas cidades de Campos do Jordão e Monte Verde, em São Paulo, dá a opção de explorar diversas trilhas e cachoeiras, à pé ou de bicicleta. Para descansar e se proteger do friozinho da montanha, a Pousada Serra Vista oferece chalés confortáveis e estilosos com lareira, varanda com rede, hidromassagem e uma caminha quentinha.

Jalapão, Tocantins

O pôr do sol incrível da Pedra Furada no Jalapão – Foto: Ticiana Giehl / Shutterstock

Um das melhores épocas para conhecer o Jalapão é no outono, porque durante o dia faz calor, mas com temperaturas mais baixas, e de noite tem aquele friozinho típico de pré-inverno. O lugar conta com uma grande quantidade de rios, lagos e piscinas naturais com visuais de tirar o fôlego. Além disso, por lá é possível praticar diversos esportes, como canoagem, rafting, rapel e trekkings, que podem ser feitas a pé ou de bike. Oura boa dica é aproveitar para relaxar nos famosos fervedouros, uma espécie de piscina natural com água cristalina.

Pantanal, Mato Grosso

Pôr do sol em rio do Pantanal no mês de maio de 2021 – Foto: shutterstock

O Pantanal matogrossense conta com uma das faunas e floras mais impressionantes do mundo. Visitar no outono é garantia de viajante emocionante, já que a seca típica da época faz com que os animais saiam em busca dos rios para beber água, o que torna o encontro com onças e crocodilos mais prováveis. Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é que o deslocamento pelas áreas fica mais fácil, já que as estradas de terra não estão tão alagadas como de costume. O destino é um prato cheio para quem quer observar mais da vida selvagem, além de explorar belezas incríveis.

Cunha, São Paulo

O cartão-postal da cidade, um incrível campo de flores roxas – Foto: Samara Yonamine / Shutterstock.com

A charmosa Estância Climática de Cunha, no Alto Vale do Paraíba, é um destino repleto de natureza, atrações culturais e ecoturismo. Ideal para viajantes que buscam sossego, o lugar fica ainda mais encantadora no outono, apresentando uma temperatura agradável, poucas chuvas e um show de noites estreladas. Além disso, Cunha possui pousadas charmosas e rústicas com preços acessíveis em meio a ruas tranquilas. Para quem deseja mais atividades, no Parque Estadual da Serra do Mar tem diversas trilhas e cachoeiras.

 

 

 

-Publicidade-