De Ilhabela a Angra dos Reis, Rota Verde Azul integra destinos famosos do litoral

Por Redação

Visual paradisíaco de Paraty, uma das cidades que integram a Rota Verde Azul. Foto: Shutterstock.

Neste mês de setembro foi inaugurada a Rota Verde Azul, um caminho que tem o objetivo de conectar quatro famosos destinos turísticos dos litorais de São Paulo e Rio de Janeiro: Ilhabela (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ) e Angra dos Reis (RJ).

O projeto, ainda em fase de formalização junto à Embratur, contará com mais de 400 km de estradas sinalizadas, integrando as quatro cidades da rota. Pelo caminho, mais de 2.500 praias e ilhas, com opções que também vão de trilhas, cachoeiras, trekkings e escalada pelas montanhas da Serra do Mar.

Veja também
+ Tudo sobre o Paraty Brazil by UTMB, o evento de trail running mais esperado do ano
+ Tudo sobre a Travessia Bonete-Castelhanos, em Ilhabela
+ Ninho da Cambacica: descubra o birdwatching em Ubatuba

A nova rota turística foi organizada pelos Convention & Visitors Bureau (CVB’s) de cada uma das cidades envolvidas. A ideia é transformar Paraty, Angra dos Reis, Ubatuba e Ilhabela em um só destino, fomentando o fluxo turístico nestas regiões com atividades para todos os gostos e bolsos.

Um site com informações sobre o roteiro foi criado e reúne dicas sobre os destinos, além de locação de quartos e residências, serviços de receptivos turísticos e links para sites de reservas de hotéis.

“Os quatro destinos já são consolidados e estão entre os mais importantes do país. Apesar das características semelhantes, de sol e praia, temos inúmeras particularidades e oportunidades que a união vai permitir descobrir”, destaca Klauber Valente, presidente do Angra dos Reis e Ilha Grande Convention & Visitors Bureau.

“Esperamos, após a Rota, interligar estes destinos, seus empreendedores, negócios e o turismo. Tem tudo para dar certo”, acrescenta.

Entre outros trunfos, a Rota Verde Azul promete encantar os turistas com quase 100 km de praias em Ubatuba, a Mata Atlântica preservada de Ilhabela, Trindade e Ilha Grande, além de apresentar toda a cultura do Centro Histórico de Paraty.

Os viajantes poderão desfrutar de caminhadas, cachoeiras, observação de aves, mergulho, escalada, trilhas, passeios de 4×4 e atividades náuticas. Além disso, a rota oferece uma rica experiência cultural, histórica, gastronômica e uma sólida infraestrutura hoteleira para complementar a aventura, destaca os organizadores.

No dia 30 de setembro, a Rota será divulgada no estande da Embratur na FIT Argentina (International Tourism Fair), a mais importante feira de turismo da América Latina, em Buenos Aires.

+ Trekking na Ilha Grande: roteiro de 6 dias
+ Festival Rocky Spirit leva 22 filmes sobre esporte e aventura para o RJ neste fim de semana