Criança de 12 anos morre em acidente com bicicleta elétrica; família processa fabricante

Por Will Taylor da Outside USA

Foto: shutterstock

Em 31 de janeiro de 2021, uma criança de 12 anos, subiu a bordo de uma bicicleta elétrica Rad Power RadRunner para subir uma colina em Pacific Palisades, na Califórnia, junto com sua amiga de 11 anos.

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Ambas usavam capacetes e, enquanto desciam, a amiga de Molly Steinsapir perdeu o controle da bike e elas bateram. O acidente resultou em alguns arranhões e contusões para a amiga, mas Steinsapir, ficou inconsciente na rua e sofreu uma lesão cerebral traumática. Após várias cirurgias, a menina morreu em 15 de fevereiro.

Em 1º de agosto, os pais de Molly, Kaye e Jonathan Steinsapir, entraram com um processo de homicídio culposo no condado de Los Angeles contra a Rad Power Bikes, com sede em Seattle, uma das maiores fabricantes de bicicletas elétricas do país.

Ambos os pais também são advogados e, entre outras coisas, eles estão pedindo indenização contra Rad por vender um produto supostamente defeituoso e pela morte causada por negligência.

O processo alega que o design da moto tornou difícil para as meninas controlarem sua velocidade enquanto desciam a ladeira – especificamente por causa de onde o eixo de direção é colocado em relação à roda dianteira.

Ainda segundo o processo, a bike em questão – a RadRunner – tem “freios a disco em conjunto com um mecanismo de liberação rápida para soltar a roda dianteira”. Essa configuração é comum em uma ampla gama de bicicletas, e os Steinsapir afirmam que é “um risco de segurança conhecido na indústria”.

Os advogados alegam que a liberação rápida se soltou quando a amiga de Steinsapir estava aplicando o freio dianteiro, que supostamente causou a oscilação da roda e, finalmente, causou o acidente. Os queixosos também dizem que a menina sobrevivente – que não estamos nomeando porque ela é menor de idade – tentou desligar a bicicleta, mas que a energia elétrica não foi cortada.

Não está claro como desligar a energia teria desacelerado uma bicicleta pesada em movimento ladeira abaixo, mas a acusação dos pais da menina colocam a culpa no equipamento.

Além disso, o processo alega que Rad praticou “marketing inapropriado de e-bikes para crianças” e não “advertiu adequadamente sobre os perigos de crianças operando e-bikes”.

Mas, o manual que acompanha a bicicleta afirma (na página 49 de 57) que o objeto foi projetado para uso por pessoas de 18 anos ou mais. A bicicleta que Steinsapir estava pilotando pertencia a uma garota de 13 anos, que era irmã da sua amiga.

Um dos argumentos do caso é que, sem o motor, as meninas não estariam no topo da colina em primeiro lugar. “Parte do apelo deles é que eles levam você a lugares que você normalmente não poderia ir, o que inclui subidas”, disse Olivier Taillieu, um dos advogados que entraram com ação pelos Steinsapirs, ao Los Angeles Times.

A ação pede indenização em valor a ser determinado por um júri. O processo também nomeia o fabricante de capacetes Giro Sport Design Inc., argumentando que o capacete que Molly usava estava com defeito. Os réus não apresentaram resposta até o fechamento desta matéria.

Perder um filho é a coisa mais horrível que posso imaginar. Tenho dois filhos, de um e três anos, e sem dúvida eles, e minha esposa, são as coisas mais preciosas da minha vida. Não passa um dia sem que eu tenha pensamentos de como seria se um deles desaparecesse de repente.

Apesar da minha ansiedade sobre essas possibilidades, minha esposa e eu estamos determinados a dar aos nossos filhos a liberdade que acreditamos ter sido fundamental para nossas infâncias – e isso inclui andar de bicicleta, tanto conosco quanto sozinhos.

Minha família usa uma Rad Power Bike RadWagon 4, uma bicicleta mais longa e mais orientada para a carga do que a RadRunner. Ambas as crianças cabem em assentos Thule na parte de trás e, sim, você pode pedalar até 32 km/h neste equipamento, ainda mais rápido quando estiver totalmente carregado e descendo a ladeira.

Você também pode, é claro, ir tão rápido em uma bicicleta convencional totalmente carregada enquanto estiver descendo a ladeira. O que muda com uma e-bike é que você pode viajar mais longe e subir inclinações mais íngremes, em clipes mais rápidos.

Existem bicicletas elétricas mais bonitas no mercado do que as que a Rad faz? Certamente. Como parte do meu trabalho como diretor de equipamentos na Outside, testei muitos deles. As bicicletas da Rad são melhores do que uma opção básica, mas estão longe de ser as mais leves, rápidas ou pesadas do mercado. E a qualidade está relacionada à segurança.

Em bicicletas mais caras, a aceleração é mais suave, os componentes são mais funcionais e os freios geralmente são melhores. Minha principal reclamação sobre o RadWagon é que ele não possui freios a disco hidráulicos, em vez disso usa uma versão mecânica menos eficaz, que não tem o poder de frenagem que suas contrapartes mais complicadas têm.

Como resultado, pode demorar muito para parar, especialmente com duas crianças a bordo. Mas minha esposa e eu sabemos que isso é um problema, e pedalamos com mais cautela por causa disso. Se isso fosse um problema para nós, nos livraríamos da moto, mas não é. Gosto muito de andar com minha família e simplesmente não posso comprar uma bicicleta elétrica melhor, então usamos a RadWagon de US $ 2.000.

Estou testando bicicletas há anos e estou equipado para avaliar os perigos. Ciclistas iniciantes – o público-alvo da Rad – certamente devem ser cuidadosos. Como as bicicletas são vendidas diretamente ao consumidor e vêm encaixotadas à sua porta, a empresa recomenda que, se você não tiver experiência em trabalhar com bicicletas, vá a uma loja para montar a bicicleta. Concordo com essa recomendação e sugiro que, enquanto estiver lá, peça conselhos aos mecânicos sobre como pilotar com segurança.

Mas o fato é que sempre que você pisa em uma bicicleta – e-bike ou motorizada – você se coloca em perigo, e muitos de nós não são cuidadosos o suficiente no dia a dia. Por exemplo, com que frequência ciclistas sérios realmente dão a sua bicicleta a revisão mecânica recomendada antes de pedalar?

Muitas vezes, eu saí e só depois percebi que o espeto da minha roda dianteira estava solto, ou que meus freios não estavam funcionando corretamente, ou que eu não apertei todos os meus parafusos com as especificações de torque corretas depois de consertar alguma coisa. Se eu tivesse caído, qualquer um desses problemas deveria ser meu, não a empresa que fez a moto.

É óbvio que as e-bikes, como as bicicletas normais, têm o potencial de causar acidentes. E mais velocidade, seja de veículo, de bicicleta ou a pé, pode significar lesões mais graves.

Quando criança, meus irmãos, amigos e eu sempre procurávamos as colinas mais íngremes para bombardear, andando em ziguezague em nossas bicicletas BMX de velocidade única para ganhar altitude ou descendo e empurrando se precisávamos. Não havia motores envolvidos e nenhuma supervisão dos pais. Não me lembro quantas vezes andei atrás de um amigo em uma bicicleta BMX, meus pés nos pinos do eixo traseiro e as mãos em seus ombros, descendo ladeiras em alta velocidade. Qualquer um de nós poderia ter destruído e acabado no hospital, ou pior. Mas, em vez disso, tudo o que tenho são cicatrizes e boas lembranças para acompanhá-las. Molly Steinsapir estava fazendo uma dessas lembranças quando as coisas deram errado.

Você poderia argumentar que as duas garotas não deveriam estar em uma bicicleta elétrica em primeiro lugar, mas quantas crianças acabam onde não deveriam estar? Empurrar limites faz parte do crescimento. É como as crianças aprendem a autopreservação, resiliência e limites pessoais.

Como pai, você pode desenhar apenas parcialmente essa linha, e a criança fará o resto. Se eles são como eu era, ou meus filhos parecem ser, eles vão ultrapassar essas linhas e aprender algumas lições. Como pais, tudo o que podemos fazer é educar, incentivar boas decisões e esperar que nossos filhos tenham a sorte de envelhecer relativamente ilesos.

Os Steinsapirs estão com o coração partido, com razão, e têm o direito de levar uma empresa ao tribunal. Mas como alguém que trabalha com marcas de outdoor todos os dias, não posso deixar de pensar no tipo de efeitos que isso pode ter nas pessoas que trabalham lá, bem como nos consumidores que usam seus produtos. Esta marca está tornando as e-bikes mais acessíveis a pessoas em todos os Estados Unidos e tirando-as de seus carros e colocando-as em bicicletas, com benefícios ambientais reais.

O que quer que a Rad Power Bikes faça em resposta ao processo, agora ou no futuro, eles nunca serão capazes de fazer uma bicicleta completamente segura, não importa quanto gastem em componentes. Andar de qualquer tipo de bicicleta é perigoso; nenhum processo vai mudar isso.







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