Se você está em dia com as aulas de ginástica ou com o corpo em relação à atividade física, saiba que isso é suficiente para você participar da sua primeira corrida de aventura. Cris Carvalho, atleta e cofundadora da assessoria esportiva Projeto Mulher e do Núcleo Aventura, dá dicas para você mandar bem na sua estreia em corrida de aventura:

+ Relatos da corrida de aventura
+ Já ouviu falar em corrida de aventura?

12 dicas para a sua primeira corrida de aventura

01. Escolha uma corrida pequena (4-6 horas em média);

02. Coloque-se em dia com seus exames médicos;

03. Existem cinco principais modalidades esportivas envolvidas nessas corridas: caminhada e/ou corrida; canoagem; bicicleta, técnicas verticais e orientação cartofráfica;

04. A bicicleta é MTB (mountain bike). No entanto, vale treinar no rolo, na ergométrica, na bicicleta de estrada e nas aulas de spinning. Use a sua MTB para desenvolver a técnica, fazendo algumas trilhas e passeios no seu final de semana.

05. Na canoagem, muitas pessoas acham que natação é suficiente. Você deve saber que nadar é melhor do que nada, mas estará perdendo na especificidade do treinamento. Use a raia da USP para treinar essa modalidade ou aparelhos de remo na sala de musculação.

06. Pratique de um a dois treinos semanais de cada modalidade: corrida, bicicleta e canoagem para melhor sua condição física até o dia da prova.

07. Para técnicas verticais tem que aprender usar os equipamentos. O nível exigido é básico, mas suficiente para te machucar.

08. Para orientação cartográfica, tem que saber ler mapas, usar bússola e se guiar até os pontos de controle. Como é prova em equipe, basta um componente da equipe saber essa parte.

09. Evite treinar com mochila nas costas para proteger sua coluna vertebral. Saiba que o trabalho de fortalecimento muscular duas vezes por semana de core e membros superiores é mais eficiente para carregar sua mochila no dia da corrida e manter sua coluna saudável.

10. A alimentação é fundamental para você conseguir realizar a primeira corrida. Fracione sua alimentação a cada 1 hora durante toda corrida (frutas secas, bolachas salgadas, sanduíches leves, carboidratos em gel, barrinhas de cereais). Use alimentos de fácil digestão e com os quais esteja acostumado.

11. A hidratação pode ser feita com isotônicos ou água a todo momento. Uma forma interessante de saber se você está se hidratando adequadamente é observar a coloração e principalmente a frequência de sua urina: tem que urinar claro pelo menos uma vez durante a corrida.

12. Se você não possui nenhum conhecimento técnico de uma ou dessas cinco principais modalidades esportivas envolvidas nas corridas de aventura, ainda assim pode fazer sua primeira prova. Seu ponto de partida deverá ser o Adventure Camp Escola, um módulo que ensina todas as habilidades, inclusive orientação, um dia antes da corrida.

Se você gostar desse esporte, vale a pena procurar um preparador físico para melhorar seu desempenho. Saiba que 1 a 2 horas de treino diário é suficiente para você poder evoluir dentro do esporte.

Boa Sorte!

-Publicidade-