Corredores encaram trilhas de até 42K na abertura do Rocky Mountain Games

Por Redação

As provas de Trail atendem iniciantes e atletas mais experientes. Foto: Ricardo Leizer / Rocky Mountain.

Desafiar os limites do corpo em meio à natureza é uma aventura e tanto. Trilhas como a da Pedra Grande, em Atibaia (SP), oferecem a medida ideal para correr com segurança em meio a uma paisagem paradisíaca. O Rocky Mountain Games é a opção perfeita para corredores dispostos a encarar uma experiência diferenciada nesse que é um dos principais pontos turísticos outdoor do Brasil.

+ Rocky Mountain Games: Faça sua inscrição
+ Ele vai encarar o Rocky Mountain Games de monociclo
+ Começando nos esportes de aventura: como praticar trail running

São duas modalidades tradicionais – Trail Run e Uphill – e duas diferenciadas – Canicross (corrida com os cachorros) e Hike & Fly (combinação de trekking para subir e parapente). Com percursos, distâncias e graus de dificuldade variados, o maior festival de esportes de montanha do país atende tanto iniciantes quanto atletas experientes.

A etapa da Pedra Grande de Atibaia será nos dias 2 e 3 de abril, na cidade do interior de São Paulo, e abre o circuito Rocky Mountain Games. As inscrições estão abertas. As inscrições estão abertas. Para participar basta acessar o site oficial ou ir clicar diretamente neste link.

A edição 2022 traz uma novidade para os corredores. Em parceria com o Desafio das Serras, uma das provas de trail run mais consagradas do Brasil, o Rocky Mountain Games 2022 terá percursos de 6km, 12km, 21km e 42km em trilhas e estrada de terra desenhadas para desafiar os corredores.

“Desta vez o cenário é a Pedra Grande, maior complexo de granito da América do Sul, a maior pedra do continente. Serão percursos bem técnicos, subidas íngremes, cheio de trilhas, passando pela unidade de conservação. As diferentes distâncias oferecem oportunidade para corredores de todos os níveis”, afirma Sergio Zolino, diretor técnico do Desafio das Serras.

Sergio Zolino, diretor técnico do Desafio das Serras. Foto: Divulgação.

Confira as modalidades de corrida do Rocky Mountain Games:

CANICROSS

Misto de corrida com diversão, o Canicross será uma oportunidade de interação entre os corredores e seus pets. Com percurso de 4,5km em um percurso off-road, tem um trajeto desenhado na medida para desafiar com segurança a resistência e velocidade de seus donos. A expectativa da organização é repetir o sucesso de 2019, quando estreou e caiu no gosto dos participantes e espectadores.

TRAIL RUN – DESAFIO DAS SERRAS – 6 KM

Percurso de entrada do trail run do Rock Mountain Games, ideal para atletas que começam a se familiarizar com esse tipo de corrida. Com altimetria de 760 metros, não chega ao cume da Pedra Grande, mas, nem por isso, promete ser menos desafiadora.

O Canicross, atração da abertura do Circuito em Atibaia. Foto: Rosita Belinky / Rocky Mountain.

TRAIL RUN – DESAFIO DAS SERRAS – 12 KM

Os corredores inscritos para os 12k subirão até a Pedra Grande em uma trilha alternativa à trilha mais conhecida entre os visitantes regulares em Atibaia. O desafio vai testar força a resistência, com altimetria acumulada na casa dos 1.050 metros e desnível positivo de 867 metros.

TRAIL RUN – DESAFIO DAS SERRAS – 21 KM

Os corredores inscritos nos 21km entrarão em uma parte menos explorada pelos visitantes que costumam visitar a Pedra Grande. Os atletas subirão e descerão duas vezes, encarando uma altimetria variada, que chegará a 1.630 metros de altitude, com desnível positivo de 1.326 metros.

TRAIL RUN – DESAFIO DAS SERRAS – 42 KM

Para os 42km, o desafio é dobrado, com um loop a mais e altimetria acumulada de 3.260 metros. Assim como o percurso dos 21 km, os corredores entrarão por uma parte menos conhecida e visitada da Pedra Grande, com grau de dificuldade maior. Para encarar esse desafio, encontrarão alguns postos a mais de hidratação que as demais provas, sempre com a constante presença do staff e estrutura para garantir a segurança dos atletas.

UPHILL

O Uphill será disputado em uma elevação de cerca de 700 metros e percurso de 4,5km. Esse grande desnível positivo colocará à prova a resistência e força dos corredores escaladores.

corredores Rocky Mountain Games
Hike & Fly, combinação de trekking e parapente. Foto: @hike.and.fly.

HIKE & FLY

O Hike & Fly começa na mesma trilha do Uphill, com 4,5km de subida e elevação de cerca de 700 metros. Ao chegar no topo da Pedra Grande, os atletas devem abrir seus gliders e ganhar os céus a partir para descer e pousar no ponto de chegada. Ganha quem fizer os dois trajetos em menor tempo. Esse mix de trekking e parapente será uma das atrações mais radicais do Rocky Mountain Games. Também pode ser disputado por equipe, em que um integrante faz o Hike e o outro decola da Pedra Grande,

BELEZAS NATURAIS

Além da adrenalina da competição, o ambiente de beleza natural é uma atração à parte na abertura do Circuito Rocky Mountain Games. Símbolo do município de Atibaia, a área da Pedra Grande conserva biodiversidade da Mata Atlântica e também características do cerrado. Estudos apontam cerca de 165 espécies de aves e 415 tipos diferentes de vegetação. Tudo isso sem contar o visual estonteante quando se atinge o cume da Pedra Grande.

Alinhada com a necessidade de se trabalhar para a conservação ambiental, a organização do Rocky Mountain Games atua em parceria com os órgãos responsáveis pela Pedra Grande, seguindo todas as regras e exigências das duas Unidades de Conservação responsáveis pelo local: o Monumento Natural Estadual (MoNa) da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga (PEITAP), ambos sob gestão da Fundação Florestal, entidade ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Todos os participantes serão orientados quando ao cuidado com o descarte de lixo e outras embalagens durante as provas. Não serão utilizados copos de plástico para hidratação dos atletas.

corredores Rocky Mountain Games
Trilha para Pedra Grande. Foto: Divulgação.

Após a etapa da Pedra Grande, o Circuito Rocky Mountain Games segue para Campos do Jordão, entre 17 e 18 de setembro; e Juquitiba, dia 26 de novembro. O circuito terá também várias opções para os amantes do pedal. São vários percursos de mountain bike, e-mountain bike, MTB downhill e gravel.

O Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content, que desde 2005 imprime em sua produção de conteúdos e eventos a excelência de quem conhece profundamente o universo do esporte, do bem-estar e da vida ao ar livre. A empresa é responsável pelas marca Go Outside e Hardcore e há 11 anos realiza o maior festival de cinema ao ar livre do Brasil, o Rocky Spirit.

Vai lá!

Rocky Mountain Games 2022

2 e 3 de abril: Pedra Grande (SP)
17 e 18 de setembro: Campos do Jordão (SP)
26 de novembro: Juquitiba (SP)
Trail Run, Mountain Bike, Gravel, Canicross, Downhill, Hike & Fly e atividades para toda a família.
rockymountaingames.com.br

-Publicidade-