Uma roda, sem problemas! Ele vai encarar o Rocky Mountain Games de monociclo

Por Redação

Maikon Liporoni pretende fazer algumas adaptações no monociclo para participar do Rocky Mountain Games. Foto: Arquivo Pessoal.

Para o professor de educação física Maikon Liporoni, limitações só existem nas nossas mentes. É com essa filosofia que ele decidiu encarar de monociclo os 20 km da prova de MTB na abertura do Rocky Mountain Games 2022, em Pedra Grande, Atibaia (SP).

+ Rocky Mountain Games: Faça sua inscrição
+ Rocky Mountain Games garante diversão para toda a família
+ Pedra Grande promete desafios e belezas naturais no RMG

Nos dias 2 e 3 de abril, o festival de esportes outdoor dá a largada no famoso cartão-postal do interior paulista. Serão três eventos em 2022, todos no estado de São Paulo, já que o circuito ainda vai passar por Campos do Jordão e Juquitiba.

Uma das modalidades mais cobiçadas do festival é o mountain bike, que será disputado em três distâncias (20 km, 40 km e 80 km). O percurso mais curto, com exatos 22 km, conta com um mix de estradas de terra e algumas trilhas de pouca dificuldade técnica.

No entanto, a altimetria promete ser desafiadora, com desnível acumulado de 960 metros. E é exatamente esse trajeto que Maikon Liporoni vai encontrar pela frente com seu monociclo, participando do Rocky Mountain Games de maneira inédita.

“Comecei a andar de monociclo em 2006 como passatempo, mas depois inclui a atividade na escola onde trabalhava e a galera aprovou”, conta Maikon, que atualmente é vice-diretor de uma escola estadual em Ribeirão Pires, a cerca de 35 km da capital paulista.

A partir daí, a paixão por uma roda só aumentou e o professor começou a testar sua habilidade em eventos de trial (transpondo obstáculos), além de viajar longas distâncias de monociclo. Em Ribeirão Pires, Maikon já é conhecido nas ruas quando sai para pedalar com seu equipamento.

Rota da Luz

No próximo dia 14 de fevereiro, Maikon embarca para uma nova aventura de monociclo. Ele vai percorrer a Rota da Luz, um caminho de 201 km que vai de Mogi das Cruzes até Aparecida do Norte, no interior paulista.

O trajeto é composto por belas paisagens, estradas vicinais e passa por nove municípios paulistas, incluindo Guararema, Paraibuna, Taubaté e Pindamonhangaba. Será mais do que uma preparação para encarar o Rocky Mountain Games.

“Meu objetivo principal é fomentar o esporte. Como também sou atleta de stand up paddle, canoa havaiana e pratico escalada, sou movido a este tipo de desafio”, conta Maikon.

“Quando vi a prova (RMG), entrei em contato com a organização e me autorizaram a participar de monociclo na categoria MTB. Estou muito ansioso”, revela o educador físico, que promete algumas adaptações no equipamento para participar do Rocky Mountain Games.

“Subi o aro para 29, já que normalmente na parte mais circense o pessoal usa muito o aro 20. E também vou colocar freio nele porque as descidas prometem (risos). Mais pra frente pretendo importar alguns cubos pra colocar freio a disco, mas isso depende, já que as peças estão bem caras no momento”, finaliza Maikon.

Para acompanhar as aventuras do monociclista, siga o perfil @maikon_liporoni no Instagram.

Vai lá!

Rocky Mountain Games 2022

2 e 3 de abril: Pedra Grande (SP)
17 e 18 de setembro: Campos do Jordão (SP)
26 de novembro: Juquitiba (SP)
Trail Run, Mountain Bike, Gravel, Canicross, Downhill, Hike & Fly e atividades para toda a família.
rockymountaingames.com.br

-Publicidade-