Corredores estão competindo mais do que nunca, mostra pesquisa

Por Zoë Rom, da Outside USA

Corredores estão competindo mais do que nunca, mostra pesquisa
Foto: Shutterstock

Um relatório do Strava mostra que mais corredores estão competindo e que diferentes gerações competem de maneiras diferentes

+ Equipamento: o que você precisa para começar a correr
+ Como construir seu calendário de corridas

Este mês, o Strava lançou seu relatório anual Year in Sport, com insights fascinantes sobre para onde a corrida pode estar se encaminhando. A corrida foi o esporte mais publicado em 2023. A maioria dos corredores registra seus quilômetros sozinhos, 9% estão em grupos de três ou mais pessoas, e um adicional de 9% registra corridas em duplas.

A corrida em trilha, especificamente, continua sua tendência de crescimento, com a participação de atletas correndo fora da estrada aumentando 6% ao ano. Quase metade (47%!) dos corredores fez pelo menos uma corrida em trilha.

Crescimento nas competições

Muitos corredores usam a competição como motivação e inspiração. Além disso, atletas que participam de corridas têm 5,3 vezes mais chances de estabelecer um recorde de distância. Embora os homens estejam atualmente mais propensos a competir do que as mulheres, a taxa de participação de homens e mulheres está aumentando na mesma velocidade.

Quando a vida após os bloqueios da Covid se estabilizou para muitas pessoas, a revisão do Strava Year in Sport mostra que elas amarraram seus tênis de corrida para competir. Um número de 21% dos corredores no Strava participaram de pelo menos uma corrida em 2023, um aumento de 24% em relação a 2022.

A participação em corridas foi igualmente dividida entre os gêneros, com 21% de homens e mulheres competindo pelo menos uma vez. Corredores da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980) eram os mais propensos a competir, com 26% participando de pelo menos uma competição no Strava. Já 22% dos millennials (nascidos entre 1981 e 1996) competiram, e 24% dos baby boomers (nascidos antes de 1965) colocaram um número de peito em 2023.

Cobrindo distâncias

Ultramaratonas, embora ainda menos populares do que distâncias mais curtas, estão se tornando gradualmente mais populares, segundo as estatísticas. Enquanto apenas 2% dos corredores no Strava completaram uma ultramaratona em 2023, isso representa um aumento de 11% em relação a 2022.

Dos corredores de ultramaratona no aplicativo, dois terços completaram pelo menos uma corrida de 50 km, o que significa que muitos corredores fizeram corridas de super longa distância em 2023. As mulheres tinham 43% menos probabilidade de terem corrido uma ultramaratona de qualquer distância (então, sim, pode haver um problema). A participação em ultras pode estar crescendo na mesma taxa entre homens e mulheres, mas ainda há muito trabalho a ser feito, como abordar as disparidades na assistência à criança que deixam as mulheres com três a quatro horas a menos por semana para treinar, a fim de alcançar a equidade. Quanto maior a distância, maior tende a ser a disparidade de gênero, com meias maratonas tendo a menor disparidade – 7% das mulheres completando uma meia maratona e 8% dos homens.

Corridas mais longas são menos populares este ano, mas a participação está crescendo cerca de 10 a 15%. Menos de 1% dos corredores no Strava completaram uma ultra com mais de 50 km, embora essa distância ainda seja a mais popular. A participação em 80 km é aproximadamente a metade da de 50 km, e a participação em 100 km é aproximadamente a metade disso. Então, se você correu 100 km este ano, dê um tapinha nas costas, pois você faz parte de 1% (0,0025% para ser exato).

Maratonas continuam sendo uma distância popular para corredores. Um npumero de 5% dos corredores no Strava correram uma corrida de 42,2 km em 2023, um aumento de 20% em relação ao ano passado. Novamente, as mulheres tinham 32% menos probabilidade de terem corrido uma maratona do que os homens (4% das mulheres no Strava correram uma maratona versus 5% dos homens), mas ambos os grupos viram um aumento de 20% na participação em comparação com o ano passado.

Ok, Zoomer

A Geração Z não está correndo tanto quanto as gerações anteriores corriam na mesma idade. Correr, embora mais barato do que, digamos, surfar, esquiar ou andar de mountain bike, ainda requer algum investimento financeiro. Uma pesquisa de 2020 feita pelo Running Shoes Guru estimou o orçamento de corrida “médio” entre $937 e $1,132 anualmente nos Estados Unidos.

E quando se considera que 60% dos jovens adultos não sentem que suas necessidades básicas são atendidas, uma queda na participação faz sentido. De acordo com a Running USA, um grupo independente que produz pesquisas setoriais, o número de corredores nos grupos etários de 35-44 e 45-54 diminuiu significativamente desde 2015, enquanto a participação no grupo etário de 25-34 aumentou ligeiramente. Segundo o relatório, os corredores da Geração Z preferem correr por benefícios experienciais como socialização, diversão e saúde mental.

Curiosamente, os dados sobre os corredores da Geração Z no Strava Year in Sport dizem o oposto, relatando que esta geração é 31% menos propensa a se exercitar principalmente para a saúde em comparação com os colegas millennials e da Geração X. A diferença pode ser que os corredores comprometidos o suficiente para se inscreverem em um aplicativo de rastreamento de atividades já são um grupo autoselecionado. Os Zoomers no Strava relatam que sua principal motivação para o exercício é o desempenho atlético. Isso é ecoado pela velocidade de suas corridas de treinamento, que tem uma média de 05:35 por quilômetro.

Os corredores da geração Z também são mais dominantes na corrida do que outras gerações. 70% dos usuários da Strava da geração carregaram corridas no aplicativo em comparação com 52% da Geração X, uma probabilidade 35% maior. Os corredores da Geração Z viram o maior aumento percentual na participação em corridas este ano, com um aumento de 60% na participação na distância da maratona e um aumento de 68% na distância de 21 km. Segundo a Running USA, os corredores da Geração Z se inclinam para corridas com um tema cativante ou uma causa que ressoa com seus valores.

As tendências são diferentes nos hábitos de treinamento também. Os corredores da Geração Z têm duas vezes mais probabilidade do que os baby boomers de terem atividade durante a semana após as 16h e são 31% menos propensos a se exercitar antes das 10h. Fascinantemente, 39% dos atletas da Geração Z no Strava começaram um novo emprego, e um terço da coorte relatou ter se mudado em 2023, o que poderia indicar flexibilidade ou instabilidade econômica para os corredores mais jovens.

Ao longo do ano, os corredores da Geração Z registraram 17% menos quilômetros do que os atletas da Geração X, explicado principalmente por um comprimento médio de corrida menor. Além disso, os atletas da Geração Z têm ligeiramente menos semanas de corrida em um ano. Os corredores da Geração Z podem treinar menos porque estão mirando em distâncias mais curtas, ou vice-versa – é impossível desembaraçar a causalidade aqui.

Olhando para o futuro

Os dados do Strava Year in Sport mostram que a indústria de corrida terá que trabalhar para atrair mais atletas da Geração Z. Isso pode significar que diretores de corrida e organizadores de eventos terão que continuar adaptando suas ofertas para atender a um público mais jovem, mais orientado para a experiência. Os números também comprovam que, embora a participação feminina na corrida tenha crescido como um todo, mais mudanças precisam ser feitas para alcançar a equidade de gênero. As estatísticas nos dizem muito, mas uma das maiores, se não a maior, conclusão é que as pessoas estão correndo mais do que nunca.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo