O Brasil sediará duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike em 2024, confirmou a UCI (União Ciclística Internacional) nesta terça-feira (17). As cidades de Mairiporã, na Grande São Paulo, e Araxá, no interior de Minas Gerais, receberão as duas primeiras etapas da temporada, em abril.
Leia mais:
+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo
+ Henrique Avancini se despede da Copa do Mundo de MTB com 25º no XCO
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
A cidade de Mairiporã, na Grande São Paulo, será o epicentro da ação entre os dias 12 e 14 de abril. Lá, os amantes do mountain bike poderão testemunhar disputas intensas no short circuit e no cross-country olímpico durante o MTB Festival, liderado por Fabio Caldeo. Em um rápido intervalo de apenas duas semanas, a competição seguirá para Araxá, no interior mineiro, entre 19 e 21 de abril. Nessa etapa, será a vez do cross country ser o centro das atenções, com o short circuit na sexta-feira e o olímpico no domingo, feriado de Tiradentes
Essa não é a primeira vez que o Brasil recebe uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike. A última ocorreu em 2022, em Petrópolis, cidade natal de Henrique Avancini, que terminou em 13º lugar naquele ano. O entusiasmo e envolvimento do público na etapa brasileira impressionaram os representantes da Copa do Mundo durante uma visita em abril.
O retorno da Copa do Mundo de Mountain Bike ao Brasil, agora com duas etapas, é um importante passo para o desenvolvimento do esporte no país. O evento deve reunir os melhores atletas do mundo, além de atrair um grande público para as cidades anfitriãs.
A Copa do Mundo de Mountain Bike é a principal competição do esporte no mundo. O evento é organizado pela UCI e é disputado em diferentes modalidades, incluindo cross-country olímpico (XCO), short track (XCC), downhill (DHI) e enduro (EDR).
Em 2024, a Copa do Mundo de Mountain Bike terá 15 etapas, sendo seis delas novas sedes. Além do Brasil, também serão anfitriãs pela primeira vez as cidades de Bielsko-Biala, na Polônia, Crans-Montana e Aletsch Arena, Bellwald, ambos na região de Valais, na Suíça, e Mt Van Hoevenberg, Lake Placid, nos EUA.
“Com seu novo formato inovador que reúne todos os principais formatos da modalidade, a Copa do Mundo de Mountain Bike da UCI foi um grande sucesso em 2023, com, pela primeira vez, uma rodada – em Haute-Savoie, França – acolhendo todas as modalidades do programa da série”, disse David Lappartient, presidente da UCI. “Também haverá algo novo no próximo ano, com novos locais a serem incluídos nesta importante série de mountain bike, não apenas na Europa, mas também na América do Norte e do Sul. Isso atesta a popularidade do desporto, que o Comitê Olímpico Internacional acaba de confirmar que estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O mountain bike continua a se desenvolver internacionalmente e a Copa do Mundo da UCI é, sem dúvida, um elemento-chave nesse progresso.”
Chris Ball, vice-presidente de eventos de ciclismo da Warner Bros. Discovery Sports, disse: “Depois de um 2023 inovador, tenho orgulho de dar as boas-vindas a locais icônicos e novos destinos no calendário de 2024 da UCI Mountain Bike World Series. Na maior expansão do mountain bike internacional em muitos anos, seis novos locais se juntarão ao sucesso de bilheteria de um ano, totalizando 15 finais de semana de eventos. A expansão para a América do Sul e os acordos de longo prazo em Lake Placid, nos EUA, Trentino, na Itália, e Haute-Savoie, na França, são marcas registradas de uma temporada que oferece mais corridas do que nunca. A Suíça também se junta com dois novos locais na deslumbrante região de Valais e a Polónia junta-se ao calendário da UCI World Cup pela primeira vez.”
A parceria entre a UCI e a Warner Bros. Discovery (WBD), que começou em 2023, é de oito anos, e envolve a transmissão, promoção e organização da competição.
Veja abaixo o calendário completo de 2024: