Bicampeão mundial, Henrique Avancini se despediu da Copa do Mundo de Mountain Bike, no último domingo (1), durante a etapa de Snowshoe, nos EUA.
Avancini terminou a corrida de XCO (cross-country olímpico) na 25º colocação, pouco menos de três minutos atrás do vencedor, o francês Jordan Sarrou.
Veja também
+ Rocky Spirit online: assista aos 51 filmes do festival em casa gratuitamente
+ Mente cíclica: a motivação de Henrique Avancini para seguir no topo
+ Ranking revela os lugares mais bonitos da UNESCO e Brasil integra lista
Atleta que elevou o patamar do MTB no país, Avancini tem no currículo o bicampeonato mundial de XCM (maratona), além de cinco vitórias em etapas de Copa do Mundo, 23 títulos nacionais, dentre outras conquistas.
Ele recebeu diversas homenagens da UCI (União Ciclística Internacional) ao longo do evento em Snowshoe.
“É especial por vários motivos. Primeiro que a Copa do Mundo foi o grande palco da minha carreira, onde pude desempenhar. Essa foi a vitrine que eu pude levar a mensagem do esporte, da minha carreira, da minha vida. Esse foi o principal ambiente aonde eu consolidei minha carreira profissional, aonde eu pude ganhar valor e relevância. Tem um significado muito grande”, destacou Avancini em vídeo postado nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
O atleta havia anunciado sua aposentadoria em agosto, duas semanas depois de conquistar o título mundial de XCM pela segunda vez. A disputa da prova em Snowshoe faz parte de um calendário de três provas que disputará como forma de despedida do público.
As próximas duas serão no Brasil: do dia 13 ao dia 15 no MTB Festival, em Mairiporã, e na maratona Brasil Ride, de 21 a 28 de outubro.
Outros brasileiros também disputaram a prova de Snowshoe no domingo. José Gabriel Marques de Almeida, da Squadra Oggi, terminou em 32º, com tempo de 1h22’01”. Ulan Galinski, também da Caloi Henrique Avancini Racing, finalizou a prova em 50º lugar, na marca de 1h24’05”.
Principais feitos na carreira de Henrique Avancini:
– 2 títulos Mundiais na Categoria MTB Maratona (XCM)
– 5 vitórias World Cup (4 no XCC e 1 no XCO)
– Atleta número 1 do ranking UCI em 2020
– 23 vezes Campeão Brasileiro
– 88 vitórias em provas UCI Elite + 47 vitórias na Elite em etapas de provas por estágio
– 30 vezes Top 5 em World Cups / World Champs
– Primeiro atleta a vencer Major Races no XCC, XCO e XCM