Conheça o esquiador de 96 anos que esquiou 96 dias nesta temporada

esquiador de 96 anos
Aos 96 anos, Junior Bounous esquou 96 dias neste inverno - Foto: Snowbird

Junior Bounous vive no resort de ski Snowbird, em Utah, nos Estados Unidos, desde que o local foi inaugurado em 1971. Aos 96 anos de idade, o esquiador continua extremamente ativo e, neste inverno, esquiou mais do que você acharia possível.

+ Atleta PCD bate recorde e corre 104 maratonas em 104 dias consecutivos

+ Esquiador aterrissa bem no meio de avalanche em campeonato na Suíça

+ Como o snowboard se relaciona com o surf e skate?

Em Utah, Bounous é conhecido como o padrinho do esqui e as razões para o apelido são muitas. Além dele ter mais experiência do que qualquer um, aos 40 e poucos anos, ele ajudou a construir o Snowbird do zero.

Posteriormente, ele se tornou o primeiro diretor da escola de esqui do resort e ainda se formou como professor da modalidade.

96 dias de ski

Mas quem pensa que a sua história é feita de passado está muito enganado. O atleta segue deixando sua marca nas montanhas de Wasatch.

Nesta temporada de 2021-2022, o Snowbird abriu em 1º de dezembro. Entre o dia da abertura e 25 de abril, Bounous esquiou nada mais, nada menos que 96 dos 145 dias. Dessa forma, ele cumpriu a sua própria meta do ano que era esquiar um dia para cada ano de sua vida.

Em meio a tantas temporadas, o esquiador de 96 anos alcançou feitos incríveis. Algumas delas envolvem provas olímpicas, a presença no National Ski Hall of Fame dos EUA, além da participação em campeonatos de gelande, títulos nacionais, reconhecimento em filmes e capas de revistas. Em 2002 ele carregou a tocha olímpica e, em 2021, Bounous bateu o Recorde Mundial do Guiness como o heliskier mais velho do mundo.

E se dissermos que o esquiador nunca rompeu um ligamento ou quebrou um osso? Pois é verdade. Segundo ele, ser fitness é se manter ativo o ano todo. Por isso, no verão ele geralmente trabalha com jardinagem e faz caminhadas nas altitudes ao redor de Utah.

Além do esporte

Mas quem o conhece, sabe que Junior Bounous inspira vidas além do esqui. “Os colegas falam sobre as lições de não esqui de Junior: como tratar as pessoas, ser um bom amigo e experimentar todos os aspectos da montanha”, relatou Dawn Cardinale, do Snowbird. Segundo ela, o esquiador curtia a montanha com a sua esposa recentemente falecida de um jeito único.

Para saber ainda mais da história de Junior Bounous leia aqui o artigo de Cardinale no blog Snowbird.

-Publicidade-