O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no estado do Maranhão, é mundialmente conhecido por sua paisagem deslumbrante composta por dunas e lagoas de água doce, mas a região guarda também Atins, um isolado vilarejo pé na areia que é reduto de kitesurf.
+ Onde praticar diferentes modalidades de kitesurf
+ Está na hora de saber como é feita sua roupa de borracha: documentário denuncia fabricante de neoprene por causar câncer em população vizinha
Atins é procurado por velejadores por dispor de condições naturais ideais para a prática do kitesurf. “Atins é um lugar perfeito, pois abraça o kite em qualquer tipo de modalidade, com ventos fortes na maior parte do ano”, avalia Socorro Reis, hexacampeã brasileira de kitesurf.
Todos os anos, as águas da praia de Atins são tomadas por pranchas e o céu é colorido pelas enormes pipas de kitesurf, estimulando a cadeia produtiva do turismo na região.
“A maior movimentação de velejadores ocorre de julho a dezembro, período em que os ventos costumam estar mais fortes, propícios para a prática, principalmente entre setembro e novembro”, relata o kitesurfista amador e empresário Saulo Prazeres, um dos responsáveis pelo hotel Vila Aty, propriedade localizada a 300 metros da praia.
Situada na foz do rio Preguiças, a praia do vilarejo conta com a presença de escolas que oferecem cursos para quem deseja iniciar ou evoluir no esporte. De acordo com Renato Cortez, instrutor de kitesurf, as poucas ondulações na água favorecem o aprendizado. “Onda empurra o aluno, cobre a prancha. É por isso que aqui é um dos melhores picos do Brasil para se aprender kite”, afirma.
Mas um dos maiores diferenciais da região talvez seja a possibilidade de velejar também em lagoa do Parque Nacional. “Temos um lugar paradisíaco, o Parque dos Lençóis, lugar único no mundo, onde se pode apreciar uma vista maravilhosa com uma energia mágica e praticar o kite em meio a isso tudo. Enfim, somos abençoados por ter tudo isso em casa”, comemora a atleta maranhense Socorro Reis.
+ Conheça o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses caminhando