Já sentiu formigamento dos dedos durante uma pedalada, ficou com o pé dormente durante uma corrida longa ou sentiu dor na testa depois de nadar? As síndromes de compressão nervosa são as culpadas – e são muito comuns em triatletas.
O que são síndromes de aprisionamento nervoso?
Os nervos são estruturas anatômicas muito sofisticadas em nosso corpo. Temos nervos sensitivos e motores. Frequentemente correm ao longo dos vasos sanguíneos e também podem estar localizados dentro de “túneis” ou “canais” compostos por músculos e ossos (túneis osteofibrosos). Quando a pressão é constantemente aplicada a uma determinada região anatômica – digamos, quando você está descansando as mãos no guidão durante um passeio de bicicleta de três horas, ocorre uma síndrome de compressão nervosa. Quando os tecidos circundantes aumentam a pressão sobre um nervo, a dinâmica do fluxo sanguíneo é alterada, criando a dormência e o formigamento que você sente. Os sintomas podem ser bastante estressantes, dolorosos e podem levar os pacientes a abandonar atividades recreativas e esportivas, sem falar em afetar sua qualidade de vida geral e atividades cotidianas. Mas com um pouco de conhecimento,
Causas das síndromes de aprisionamento de nervos
Existem várias condições sistêmicas implicadas no desenvolvimento de síndromes de compressão nervosa, incluindo diabetes, doenças autoimunes e doenças da tireoide, embora essas não sejam a única causa. Alguns fatores colocam os indivíduos em maior risco, como inchaço, edema e atividades prolongadas ou repetitivas, como martelar.
Então, por que um indivíduo saudável – alguém ativo, como um triatleta – desenvolveria essa condição clínica? A resposta é que, ao treinar, podemos criar inconscientemente uma força externa que causa pressão sobre um canal ou túnel onde se encontra um nervo.
Você já experimentou dedos dormentes depois de um passeio? Você já sentiu o pé dormente depois de uma longa corrida ou depois de usar um novo par de sapatos? Você já sentiu dor frontal e na “testa” depois de nadar? A causa pode ser uma síndrome de aprisionamento do nervo. Sinais e sintomas comuns incluem distúrbios sensoriais, disfunção motora e dor, que podem assumir uma ou mais das seguintes formas:
- Dor localizada ou dor que você pode apontar para uma área específica do corpo
- Dor referida ou dor difusa em uma região
- Dormência
- Uma sensação de queimação, formigamento, sensação de “alfinetes e agulhas” ou “choques elétricos”
Não tema – esta condição geralmente não é permanente. Os sinais e sintomas geralmente são aliviados após a cessação da atividade (e eliminação das condições que criam a compressão do nervo), o que significa que a síndrome do aprisionamento do nervo é aguda e transitória. No entanto, é importante tomar medidas para evitar que ela volte ou evolua para uma condição crônica que realmente precise de tratamento médico.
+ Emagreça na piscina: o melhor treino de natação
Por que você sente dores de cabeça e dormência na testa ao nadar
Dor de cabeça durante ou após a natação pode ocorrer na testa ou área da testa. Alguns nadadores podem sentir dor aguda ou dormência. Isso se deve à compressão direta no território dos nervos supraorbital e supratroclear. A condição médica é chamada de neuralgia supraorbital ou dor supraorbital.
Causa provável:
Apertar excessivamente os óculos de natação. Uma vedação firme é importante, mas força excessiva pode criar constrição dos olhos e dos nervos na testa e na área da testa.
Solução:
Os sintomas geralmente são temporários, portanto, remover os óculos geralmente resolve o problema. No entanto, algumas pessoas podem continuar a sentir dor de cabeça durante os primeiros minutos ou horas após um treino de natação. Se for esse o seu caso, tente afrouxar um pouco as alças dos óculos, ou até considere tentar um estilo ou modelo diferente – às vezes o soquete principal e o aro dos óculos podem criar pressão excessiva diretamente sobre as sobrancelhas, ou o entalhe supraorbital, onde o nervos emergem)
Outras causas:
Se ajustar seus óculos não eliminar suas dores de cabeça depois de nadar, consulte seu médico sobre outras causas, que podem incluir enxaqueca crônica, dores de cabeça em salvas ou síndrome da borda supraorbital .
+ Dor de cabeça durante o treino: por que isso acontece?
Por que seus dedos ficam dormentes ao andar de bicicleta
Se você está sentindo dor, formigamento e dormência no punho, mão, palma ou dedos ao andar de bicicleta, é provável que as síndromes de compressão nervosa sejam a causa. O ciclismo prolongado envolve compressão sustentada na palma da mão. Certas posições do punho – por exemplo, andar na posição vertical com as mãos perto dos freios de uma bicicleta de triathlon ou nos hoods de uma bicicleta de estrada – podem criar compressão nos nervos ulnar, mediano e radial da mão
Causas prováveis:
Bike fit inadequado, com o guidão muito baixo e muito distante. Um ajuste inadequado da bicicleta pode predispor à compressão excessiva nos nervos ulnar e mediano, causando dor no pulso ou na palma da mão e dormência nos dedos.
Outra causa pode ser o não uso de luvas adequadas. Existem alguns ciclistas e triatletas que usam “luvas para todos os fins” – por exemplo, usando o mesmo par para levantamento de peso e para pedalar, ou calçando luvas de corrida para pedalar em climas frios. No entanto, devemos lembrar que as luvas de ciclismo são projetadas especificamente para essa atividade, com acolchoamento especial em certas áreas para proteger contra a compressão do nervo.
Solução:
Obtenha um ajuste de bicicleta adequado. Uma consulta com um montador de bicicletas experiente não é apenas para atletas de elite ou profissionais, e é um investimento importante em sua saúde e prazer no esporte. A posição inadequada durante o ciclismo está relacionada a dores nos joelhos, costas, quadril e síndromes de aprisionamento de nervos nos membros superiores e inferiores.
Além disso, é importante mudar as posições das mãos a cada 15 a 20 minutos ao pedalar, mesmo que não sinta dormência ou formigamento. Quanto mais você se move, menor a probabilidade de experimentar síndromes de aprisionamento de nervos.
Outras causas:
Síndrome do túnel do carpo , síndrome do canal de Guyon ou neuropatia nervosa mista podem estar em jogo. De fato, existem ciclistas que começam com síndromes de compressão nervosa que acabam desenvolvendo uma dessas complicações, que requerem tratamento médico e/ou cirúrgico. É por isso que a prevenção e a identificação precoce são cruciais.
+ Aprenda os cuidados para conservar melhor sua mountain bike
Por que seu pé fica dormente ao correr
A maioria dos sintomas de compressão nervosa durante a corrida ocorre nos membros inferiores, especialmente na região do quadril. Os principais nervos acometidos são o ciático, pudendo, femoral, tibial, obturador e o cutâneo femoral lateral.
Causa provável:
Muito provavelmente, a dormência ou formigamento no pé durante a corrida é causada por tênis de corrida apertados ou cadarços muito apertados. No entanto, existem várias condições clínicas reais que estão relacionadas a síndromes de aprisionamento de nervos no quadril e nas pernas, como síndrome do túnel do tarso, neuropatia do nervo femoral e compressão ciática.
Solução:
Se estiver usando tênis de corrida novos, experimente-os por apenas alguns quilômetros antes de usá-los em uma corrida longa. Obtenha uma análise de marcha adequada e um mapeamento de pressão do pé realizado por uma unidade de saúde. Uma análise biomecânica do seu passo e marcha pode determinar se um atleta precisa de palmilhas ortopédicas especiais ou personalizadas. Na maioria das vezes, isso pode resolver a dor e outros sintomas relacionados à dormência durante a corrida.
Outras causas:
Se a dor persistir ou se estiver presente em outras áreas, como quadril, glúteos, joelhos ou solas dos pés, consulte um médico. Possíveis causas de dor e dormência no pé durante a corrida podem incluir neuroma de Morton, fascite plantar, síndrome do túnel do tarso ou neuropatias nervosas mistas dos membros inferiores.
+ Como escolher o tênis de corrida ideal para você
Devo me preocupar com dormência ou formigamento nos dedos ao pedalar?
Não entrar em pânico! Normalmente, as síndromes de aprisionamento do nervo desaparecem quando você cessa a atividade que está causando o aprisionamento. No entanto, você deve consultar o seu médico se sentir algum dos seguintes:
- Os sinais e sintomas prevalecem durante o dia, mesmo durante tarefas fáceis, como pentear o cabelo, aplicar maquiagem ou dirigir.
- Seu sono é perturbado devido aos seus sintomas (por exemplo, acordar durante a noite por causa de dor intensa na mão ou nos dedos).
- Se você tem uma condição médica que pode predispor a uma síndrome de compressão nervosa (como doença da tireoide, diabetes, doença autoimune) e está piorando os sintomas ao realizar exercícios (como andar de bicicleta ou correr).
Existem alguns casos que requerem tratamento médico e, em algumas condições clínicas, a cirurgia de descompressão do nervo é recomendada para aliviar a pressão crônica em um determinado nervo. No entanto, a maioria dos casos desaparece com a identificação precoce e com as etapas descritas acima para aliviar a pressão sobre os nervos.