Há mais de 5.000 anos, os grandes videntes da Índia antiga estudaram os fundamentos da vida e organizaram-nos num sistema de cura chamado Ayurveda. Este sistema – que em sânscrito significa “ciência da vida” – é essencialmente um manual operacional para o corpo, a mente e o espírito, diz Cynthia Copple, praticante ayurvédica e presidente da Lotus Herbs e do Lotus Ayurvedic Center em Capitola, Califórnia.
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Este manual de operação mostra como o corpo, a mente e o espírito estão interligados, fornecendo um mapa de suas características. De acordo com o sistema ayurvédico, as pessoas nascem com uma constituição particular (ou prakruti ) que define a sua base de saúde. A constituição de um indivíduo é composta por um delicado equilíbrio de três energias vitais, ou doshas, conhecidas como vata (ar), pitta (fogo) e kapha (água). Esses doshas governam todas as funções psicológicas, fisiológicas e fisiopatológicas da mente e do corpo e são a base para o diagnóstico de doenças.
“Os três doshas são na verdade três processos”, explica Copple. “Vata é o processo de movimento e sua energia catabólica decompõe a matéria. Pitta é um processo metabólico que cria calor e energia da mesma forma que o fogo quebra uma tora. Kapha é uma matéria densa e pesada que armazena energia, como a gordura e o enchimento do nosso corpo.”
Por que a dieta ayurvédica é curativa?
Os alimentos também são classificados como vata, pitta e kappa e diminuem ou agravam os doshas de uma pessoa. O agravamento dos doshas acompanha problemas de saúde, seja como causa ou como resultado. As propriedades curativas de uma dieta ayurvédica podem ser resumidas em três princípios básicos:
1. Os alimentos devem ter um efeito neutralizante sobre os doshas e não agravá-los.
2. Os alimentos afetam o corpo de maneira diferente dependendo de quando são consumidos.
3. A maneira como você come é tão importante quanto o que você come.
“Se você está atrasado para o trabalho, dirigindo no trânsito, preocupado em voltar na hora enquanto come um sanduíche, seu corpo não vai responder à comida da mesma forma como se você estivesse sentado no quintal olhando as flores enquanto você comia”, diz Copple.
Comer alimentos que complementem a sua constituição ajuda a manter o equilíbrio do corpo. Uma doença, seja um resfriado comum ou uma doença grave, indica que os doshas estão desequilibrados, uma condição que é agravada pela ingestão de alimentos que entram em conflito com o seu dosha.
De acordo com o Ayurveda, você ingere mais do que apenas comida quando come. Judith H. Morrison, autora de The Book of Ayurveda: A Holistic Approach to Health and Longevity, explica desta forma: “Ao comer, você absorve as influências sutis ligadas à comida e ao prana, bem como à forma física do corpo. a comida. Até as etapas de produção a que os alimentos são submetidos afetam as suas qualidades. A comida faz parte da dança dinâmica da vida e as suas qualidades, tanto óbvias como subtis, afetam o seu bem-estar.”
A dieta ayurvédica básica consiste em alimentos integrais e frescos da estação, com vegetais constituindo entre 20 e 40 por cento da dieta. Normalmente, apenas um quarto dos alimentos são consumidos crus; o resto está cozido. Uma dieta ayurvédica ideal é diferente para cada pessoa, com base na mistura individual de vata, pitta e kapha. O processo de construção de uma dieta personalizada é melhor realizado sob a orientação de um médico ayurvédico qualificado.
“Mas o Ayurveda não é intelectual”, enfatiza Copple. “É uma prática que usa a sua intuição, o aspecto criativo da sua mente, o conhecimento do seu próprio corpo. O resultado final do Ayurveda é confiar no que seu corpo lhe diz, não no que uma teoria, um livro ou um praticante lhe diz. Ayurveda é apenas uma estrutura para compreender o seu próprio corpo.”
Quando uma pessoa está com frio e congestão no peito, essa congestão é kapha, explica Copple. Para reduzir o kapha, é necessário aumentar o pitta. Pitta é calor, então comer alimentos quentes, como gengibre, reduzirá a congestão. Continuar a comer alimentos kapha, como sorvete, aumentará o congestionamento.
Amadea Morningstar, nutricionista que ensina nutrição de polaridade na Academia de Artes de Cura do Novo México, em Santa Fé, Novo México, considera a dieta Ayurveda uma fonte constante de inspiração. Ela recomenda as seguintes receitas ayurvédicas para sintomas de resfriado.
3 receitas ayurvédicas curativas
1. Chá para resfriados
1 colher de sopa de raiz de gengibre fresco ralado
1 colher de sopa de flores de hibisco secas (tem em loja de produtos naturais)
1 a 2 paus de canela
Coloque o gengibre, as flores de hibisco e os paus de canela em 3 xícaras de água fervente. Cozinhe por alguns minutos, depois desligue o fogo e tampe. Adoce com suco de laranja fresco ou mel.
2. Gargarejo de dor de garganta
Este remédio muito tradicional é menos palatável e mais anti-séptico que o chá, mas fortalece o tecido da garganta.
1 colher de chá de açafrão em pó
Dissolva a cúrcuma em água quente. Gargareje com ele e depois engula.
3. Kitchari
Cynthia Copple diz que o kitchari é o melhor alimento para quem está se recuperando de doenças, pois é muito curativo e fácil de digerir.
1 colher de sopa de ghee
170g de arroz basmati
3 colheres de chá de cominho
3 colheres de chá de coentro
3 colheres de chá de sementes de erva-doce
1/2 colher de chá de açafrão
85g de feijão mungo amarelo (ou lentilha rosa)
vegetais apropriados para seus doshas
Lave o arroz e o feijão em água fria. Derreta o ghee em uma panela e adicione as sementes de erva-doce. Cozinhe por um minuto. Adicione o cominho, o coentro e a cúrcuma, além do arroz e do feijão. Mexa para que a mistura fique coberta com ghee. Em seguida, cubra a mistura com água quente cerca de cinco centímetros. Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando. Adicione mais água conforme necessário – você não quer que a panela seque.
Adicione os vegetais em cubos, começando pelas raízes. Vegetais folhosos, como espinafre, devem ser adicionados no final do cozimento. O prato está cozido quando a maior parte da água tiver evaporado e os grãos estiverem macios e ligeiramente pastosos.