Acordar mais cedo para treinar muitas vezes aparace impossível de acontecer, né? Mas acredite, vale a pena, pois, além de ser bom para a sua saúde, também a ajuda a manter o foco no trabalho. A ciência tem mostrado repetidamente que exercício torna você mais perspicaz. E para obter o máximo da sua mente no trabalho, você precisa incluir uma rotina de exercícios. É uma mudança da qual você não se arrependerá.
+ Como dormir rápido: faça esta prática de 20 minutos de Yin Yoga
+ Guia para controlar a ansiedade até o dia da prova
Como manter o foco no trabalho praticando exercícios físicos:
Acorde com o sol – e corra
Comece o dia com uma corrida. Ao ar livre é melhor – mais tempo ao sol aumenta seu nível de vitamina D -, mas não descarte a academia. Se você não está decidido a desconectar, considere isso como um tempo concentrado para se preparar para o trabalho ou mesmo aprender algo novo. Traga anotações de reuniões ou pesquisas para meditar se você estiver indo para a esteira. Ou considere trocar sua playlist de treino por algo com um pouco mais de substância, como um podcast ou um audiolivro. Basta manter a intensidade baixa o suficiente para se concentrar, diz Julianne Soviero, autora de Unleash Your True Athletic Potential.
Encaixe a yoga no almoço
Quando seu foco no trabalho está enfraquecendo ao meio-dia, a pose do guerreiro pode ser sua melhor chance de uma tarde produtiva. Um estudo de 2013 descobriu que 20 minutos de Hatha Yoga melhoraram a concentração dos participantes melhor do que 20 minutos de corrida moderada em uma esteira. Por quê? Caminhar ou correr pode não ajudar a limpar sua mente, porque você ainda pode pensar em tudo o que precisa fazer, diz a autora principal do estudo, Neha P. Gothe.
“Mas com a ioga, você está no momento, muitas vezes guiado pelo instrutor para se concentrar em um movimento específico, na respiração ou na mente”, diz Gothe. “Embora não saibamos exatamente como isso funciona, esses exercícios mentais parecem afetar a maneira como você pensa fora da prática de ioga.”
Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia descobriram que apenas 20 minutos de treinamento com pesos estavam associados a uma melhora de 10 por cento na memória até 48 horas depois. Os participantes do estudo executaram repetições em uma máquina de leg press, mas a autora principal Lisa Weinberg diz que exercícios de peso corporal, como afundos e agachamentos, também podem funcionar.
“O corpo libera hormônios específicos em resposta aos exercícios e achamos que isso tem um impacto direto na memória”, diz ela. “Com base em nossos resultados, recomendamos que você estude algo e treine por 20 minutos imediatamente após; isso pode melhorar o quanto você se lembra nos próximos dias.” (Ela observa que o exercício cardiovascular provavelmente tem benefícios semelhantes, embora possa não ser tão fácil de fazer durante um dia agitado.)