Como migrar da corrida no asfalto para a trilha e vice-versa

Você já corre e está pensando em variar um pouco o terreno? Se sim, saiba que migrar da corrida no asfalto para a trilha e vice-versa exige alguns cuidados e adaptações. Entenda como fazer essas transições:

+ Como cuidar do seu tênis de trilha para que ele dure mais
+ Os melhores treinos para emplacar durante viagens

Como migrar da corrida no asfalto para a trilha

Se você já é experiente no asfalto, entenda que correr em trilhas demandará adaptações, já que as distâncias e os ritmos serão completamente diferentes. Tenha em mente que a corrida em trilha geralmente é mais lenta dependendo do terreno, então modifique as expectativas sobre o ritmo que você costuma ter quando corre.

Comece treinando em terrenos levemente acidentados (trilhas de terra em parques, por exemplo) e vá aumentando a complexidade do percurso com o ganho de experiência.

Troque os seus tênis de corrida no asfalto para um tênis adequado para correr em trilhas. O modelo Cascadia 16, da Brooks, tem a a tecnologia Rock Plate, um solado em borracha tratorada que proporciona maior proteção contra superfícies acidentadas.

Encurte e acelere o passo na trilha. Isso porque um passo mais curto permite um tempo de reação mais rápido e significa menos tempo em pé, o que é menos cansativo.

Correr em trilhas com o corpo em posição incorreta pode trazer dor nas costas. A correção é pensar sobre a transferência de energia e uma rotação fluida no meio do corpo. Faça um punho leve e corra com rotação suficiente para permitir que um braço vá para trás e outro para frente, sem deixar as mãos cruzarem a linha central.

Mantenha o queixo ligeiramente dobrado para evitar tensão no pescoço e aumentar o fluxo de ar.

Como migrar da trilha para o asfalto

Os corredores de trilha costumam preferir a modalidade pelo contato com a natureza, mas variar e correr no asfalto às vezes pode fazer bem e, inclusive, trazer benefícios para a performance na trilha. Isso porque o nosso corpo e mente se cansam de qualquer atividade que fazemos o tempo todo.

Troque os cenários e superfícies da corrida para ter novidades e ficar mais motivado.

Adapte o seu tênis de corrida. O modelo Glycerin 20 tem nitrogênio injetado, o que garante suavidade, leveza e conforto para você se adaptar ao asfalto.

Corra ladeiras longas e graduais, isso vai trazer fortalecimento. O treino em subidas força os sistemas do seu corpo com menor velocidade e impacto. As ladeiras tornam os corredores mais fortes em qualquer superfície.

Treine corridas e passadas curtas no asfalto. Sprints curtos reforçam suas ineficiências neuromusculares e fazem de você um corredor mais suave e eficiente, independentemente do ritmo ou da distância.

Faça intervalos de VO2 Max em uma pace de corridas de 5 km. Esses intervalos de VO2 aumentam sua tolerância à dor, proporcionam enormes ganhos de condicionamento físico em relação à distância percorrida e tornam você um corredor mais eficiente.

+ O que é o VO2 Max e como ele pode ajudar no seu treinamento?

Faça treinos de ritmo e cruise intervals. Esses treinos são executados “confortavelmente duros”, no pace que você pode sustentar por cerca de uma hora – para a maioria dos corredores, isso significa um pace de corrida de 10 km. Correr nesse ritmo aumenta seu limiar de lactato (a intensidade do exercício na qual o ácido lático se acumula em seu sangue, causando fadiga e dor) e ajuda você a se manter forte no final de uma corrida.

No asfalto, trabalhe em rotatividade, velocidade e eficiência. Isso vai treinar a fisiologia específica que você precisará durante qualquer tipo de corrida.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo

Mais Conteúdos

Paciente renal que correu maratona com seu médico ganha documentário

Quem decide correr os 42 km de uma maratona sabe que planejamento, disciplina e foco são fundamentais para alcançar o objetivo, expondo o corpo...

5 benefícios da banana para corredores

Entre os recursos mais naturais e acessíveis para a melhoria da performance de corredores está uma fruta popular nas mesas dos brasileiros. Dr. Christian...

O treinamento de velocidade é para você (sim, você!)

Todos nós precisamos de treinamento de velocidade em nosso planejamento de corrida. Não me importo com sua idade, nível de experiência, ritmo de corrida...

Resiliência psicológica na corrida de longa distância: como treinar

Como desenvolver resiliência psicológica, a habilidade de se adaptar, se recuperar e crescer a partir de circunstâncias desafiadoras Corredores de trilha e ultramaratona são conhecidos...