Esta é uma pergunta comum que sempre surge nesta época do ano – manter o foco nos treinos durante as férias pode ser uma tarefa desafiadora. Você deve optar pelo descanso completo e sair da dieta? Ou você deveria manter o acelerador a todo vapor durante todo o tempo, faça chuva ou faça sol?
Leia mais:
+ Remadores protagonizam um dos maiores protestos climáticos da história da Austrália
+ Como cuidar da saúde nos dias mais quentes
+ O misterioso caso dos atletas olímpicos asmáticos
Os atletas normalmente têm mais alguns compromissos com amigos, familiares e trabalho durante as férias, à medida que o ano chega ao fim. Como atletas, durante todo o ano pedimos às pessoas mais próximas que nos apoiem e nos dêem a liberdade de nos concentrarmos no nosso esporte. Durante as férias, acho útil, em vários níveis, retribuir à sua rede de apoio: Dê-lhes mais tempo. Perca uma ou duas sessões e invista neles agora, tanto como forma de agradecer, como também para que se sintam valorizados e você tenha o apoio deles na próxima temporada, quando precisar. Dependemos de muitas pessoas ao nosso redor no auge das temporadas de corrida e quando estamos treinando duro. Agora é o momento perfeito para retribuí-los.
Uma estratégia que usei ao longo dos anos e que descobri que funciona muito bem é passar o mês de dezembro focado em um único objetivo que poderia impactar mais sua temporada como um todo. Acorde cedo e faça o que deve ser feito logo de manhã, para que tudo esteja resolvido antes que o dia comece.
Por exemplo, peço à minha equipe que faça um desafio de corrida de 25 dias. Fazemos isso em equipe para que todos possam se divertir e ter apoio de colegas para permanecerem concentrados nos treinos. Você pode acordar cedo e concluir a sessão de corrida, e a eficiência de tempo de um desafio de corrida é boa. E no que diz respeito ao impacto na temporada, descobri que correr 25 dias seguidos em dezembro pode ter um impacto extremamente positivo para os atletas levarem para a próxima temporada. Mas não precisa estar em execução; pode ser um desafio específico para você. A chave é levantar-se e fazer; você se sente bem, permanece ativo e isso tem um impacto positivo no seu ano. Dessa forma, você alivia o estresse e os negócios de seus dias e compromissos normais de várias sessões, mas tem a satisfação de fazer um bom trabalho para continuar progredindo.
O segredo nesta época do ano é ser criativo, ser flexível, divertir-se e aproveitar as férias!
Marilyn Chychota é treinadora certificada pela USAT e ex-triatleta profissional que agora é proprietária e treinadora principal da Marilyn Chychota Coaching. Saiba mais em MarilynChychotaCoaching.com .