Como ganhar peso de forma saudável

Como ganhar peso de forma saudável
Foto: Shutterstock

Para pessoas abaixo do peso ou que desejam ganhar peso na academia, mas acham difícil, descobrir como ganhar peso de forma saudável pode ser um desafio. Claro, você pode aumentar os quilos vivendo de frituras, lanches salgados e guloseimas açucaradas sem nunca se exercitar, mas isso provavelmente resultará em alguns efeitos colaterais desagradáveis quando se trata de sua saúde geral.

+ 12 maneiras de reciclar restos de alimentos para reduzir o desperdício

+ Uma jornada até o cume do Monte Kilimanjaro

+ Koa Rothman volta ao Taiti e pega altas ondas

Em sua busca para ganhar alguns quilos, existem alguns passos simples que você pode tomar para adicionar um pouco de volume ao seu corpo sem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares ou outros resultados adversos à saúde que podem ocorrer ao comer alimentos não saudáveis. Continue lendo para saber como apoiar sua saúde se você estiver abaixo do peso e quiser saber como ganhar peso de forma saudável.

Riscos associados a estar abaixo do peso

A sociedade está fixada em atingir o objetivo de perder peso. Mais isso não é para todos! Para algumas pessoas, seu peso é menor do que o ideal para sua estrutura, possivelmente colocando-as em maior risco de problemas de fertilidade, osteoporose ou ossos mais fracos e função imunológica reduzida, além de sentirem constantemente frio.

Por causa disso, é importante que as pessoas consideradas abaixo do peso encontrem maneiras de ganhar o peso essencial que seu corpo precisa de maneira saudável.

5 dicas para ganhar peso de forma saudável

Saber como ganhar peso de forma saudável é fundamental para manter um peso saudável se os números na balança não forem exatamente o que você deseja ver. Aderindo a alimentos saudáveis que dão um soco no departamento de nutrição, como os abaixo, será sua melhor aposta quando o ganho de peso saudável for seu objetivo final.

1) Concentre-se em um lanche noturno rico em leucina

A leucina, um aminoácido, é encontrada em alimentos como queijo cottage, lentilhas, ovos e sementes de gergelim. Incluir alimentos ricos em leucina à noite pode ser uma maneira de ganhar peso naturalmente, porque esse aminoácido “incentiva o crescimento muscular durante a noite”, explica a nutricionista e nutricionista esportiva Sarah Koszyk, autora de 365 Snacks for Every Day of the Year.

“Ganhar peso saudável construindo músculo pode ajudar a proteger os ossos e otimizar o metabolismo”, acrescenta ela.

2) Incorpore mais fontes de gorduras saudáveis

Abacates, nozes, azeite e sementes contém gorduras saudáveis, que são partes importantes de nossa dieta geral. A gordura fornece mais calorias por onça do que proteína e carboidratos, apoiando assim o ganho de peso. Em vez de escolher gorduras saturadas, aderir a variedades insaturadas “também oferece benefícios à saúde do coração, por isso é uma ótima maneira de aumentar sua ingestão calórica, mantendo seu coração em forma”, explica a nutricionista Elysia Cartlidge.

3) Incorpore o treinamento de força

Ao tentar ganhar peso de forma saudável, a importância do exercício adequado não pode ser subestimada. A nutricionista registra Anya Rosen, aconselha que, para pessoas que desejam ganhar peso de forma saudável, “incorporar o treinamento de força pode ajudar a aumentar a massa corporal magra, que tem sido associado a uma melhor densidade óssea e saúde metabólica”.

Incluir o treinamento de força em sua vida não significa levantar ferro na academia ou fazer exercícios complicados. Fazer alguns exercícios simples com pesos leves no conforto de sua própria casa ou apertar algumas estocadas durante uma caminhada diária pode fazer a diferença em sua jornada de ganho de peso.

4) Coma mais grãos integrais

Comer carboidratos pode ser uma maneira infalível de ajudar no ganho de peso. Mas para ganhar peso de forma saudável, adicionar mais grãos integrais, como quinoa e arroz integral, é o caminho a seguir, de acordo com a nutricionista Moushumi Mukherjee.

Os grãos integrais fornecem calorias juntamente com uma boa quantidade de proteínas e fibras, além de vitaminas e minerais para abastecer seu corpo com nutrientes importantes.

5) Beba vitaminas nutritivas

As vitaminas podem ser uma maneira conveniente de adicionar nutrientes bons para você de uma forma fácil de beber para pessoas ocupadas. E como a nutricionista Ashley Harpst compartilha, as pessoas que querem ganhar peso de forma saudável devem “beber vitaminas e shakes com manteiga de amendoim, iogurte grego, aveia e 2% de leite” para uma mistura em nutrientes e calorias saudáveis.

-Publicidade-