Como fotografar um rastro de estrelas

Por Redação

como fotografar uma trilha de estrelas
Foto: shutterstock

Você já viu as fotos: As estrelas giram sobre um cenário deslumbrante, formando longos e curvos rastros de luz. Fotografar essas visões de outro mundo, que na astrofotografia são chamadas de star trail (ou trilha de estrelas), é mais fácil do que você pensa.

Gerencie a Lua

Evite incluir a lua em sua foto, pois ela parecerá uma enorme mancha brilhante. Planeje sua viagem para coincidir com a lua nova, fotografe enquanto a lua estiver abaixo do horizonte ou enquadre de modo que o luar ilumine apenas o terreno (como acima). Também é importante: céu limpo e sem vento, se você planeja incluir folhas.

Leia mais

+ Como fotografar uma barraca brilhante à noite

+ Dicas de sucesso para otimizar seu mochilão

+ Skatista viaja o mundo para escrever livro sobre mulheres do skate

Compor

Use um tripé. Para anéis concêntricos, localize e inclua a Estrela do Norte, em torno da qual o resto das estrelas parece girar. Adicione outros elementos que ficam melhores com velocidades longas do obturador, como uma cachoeira ou uma tenda iluminada.

Prepare suas configurações

Foco manual ao infinito; tudo a mais de 15 pés de distância ainda será afiado. Defina a abertura totalmente aberta e o ISO entre 100 e 400, para diminuir o ruído da imagem (pontos granulados). Exponha com uma velocidade do obturador entre cerca de 30 segundos e 20 minutos.

Capture as estrelas em movimento

Fotografe no modo de intervalo com menos de 2 segundos entre cada exposição. Capture pelo menos 45 minutos de tempo total de exposição. Para velocidades do obturador superiores a 30 segundos, a maioria das câmeras precisará de um intervalômetro externo (escolha um que se adapte à sua câmera).

Combinar disparos

Baixe suas capturas, processe todas de forma idêntica e agrupe em uma pasta. Use o software StarStaX (gratuito; Windows/Mac) para colocar as imagens na pasta. Para cada pixel, o programa mostrará o mais brilhante que você capturou em qualquer foto, criando assim o efeito de rastros de estrelas.

Experimente a exposição única

Você pode criar rastros de estrelas à moda antiga, em um único quadro, deixando o obturador aberto para uma foto muito longa. Esse método usa mais bateria e gera muito mais ruído no arquivo. Também é mais arriscado; um único flash de luz errante pode arruinar sua imagem. Mas usa menos memória e você tem o prazer de ver sua imagem em campo. Visualize sua composição aumentando o ISO até o fim e aperfeiçoando a aparência desejada. Em seguida, reduza o ISO para menos de 400, dobrando a velocidade do obturador cada vez que você reduz o ISO em uma parada. Quanto mais tempo você expor, mais longo o caminho de cada estrela aparecerá (planeje para um mínimo de 30 minutos).