Se você pensar bem, tênis de corrida são uma das melhores coisas com as quais você pode gastar seu dinheiro. Pelos R$ 300 – R$ 700 que você gasta (sim, existem modelos que custam muito mais), você está fazendo um grande investimento em sua forma física pelos próximos quatro a oito meses. Mas também é um pouco paradoxal, porque o lado negativo disso é a ideia de que quanto mais você corre e quanto mais saudável você fica, mais rápido seus tênis se desgastam e mais cedo você precisará comprar um novo par.
O que levanta a questão: quanto tempo duram os tênis de corrida?
+ Adizero Adios Pro Evo 1: review e durabilidade do super tênis
+ O que é um super tênis e por que ele não é para qualquer corredor
+ Quando preciso de tênis novos para corrida de trilha?
Há um entendimento geral de que a maioria dos pares dura entre 550 e 800 km, mas isso depende do tipo de corrida que você faz e de muitos outros fatores, diz Sonya Estes, proprietária da loja Runner’s Roost em Lakewood, Colorado (EUA).
Essas são apenas estimativas, mas é importante entender que as entressolas de espuma, tecidos sintéticos, solados de borracha e até mesmo os cadarços podem começar a se deteriorar após cerca de 300 km.
Nos últimos anos, Estes diz que notou uma tendência de alguns tênis durarem mais ou se desgastarem de maneira mais uniforme, em parte porque há menos tênis com suporte de densidade dupla no lado medial. Mas, ela admite, todos os tênis eventualmente se desgastam e correr por muito tempo em tênis que mostram sinais de desgaste pode levar a mudanças na sua passada, menos proteção para os seus pés, desconforto geral ou lesões por uso excessivo, ela diz.
“É uma daquelas coisas em que algumas pessoas acham que é uma certa quantidade de quilômetros e outras acham que é um número definido de meses, então dizemos para elas voltarem depois de alguns meses para ver como estão indo”, diz ela. “E com alguns dos melhores materiais de solado de borracha da Vibram e Continental, alguns tênis durarão mais do que isso. Então realmente depende do corredor e do tênis.”
Mesmo com essa variabilidade entre corredor/tênis, ainda há algumas coisas que você pode fazer para prolongar a vida útil dos seus tênis. Aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo seus calçados.
Como fazer o seu tênis de corrida durar mais
1. Use tênis de corrida apenas para correr
Muitos tênis de corrida ficam bem com jeans e podem complementar um visual casual. Mas é melhor evitar usar seus tênis de corrida para qualquer coisa além de correr. Usar seus tênis de corrida como sapatos do dia a dia para passear com o cachorro, fazer compras ou cortar a grama mudará os padrões de desgaste dos seus tênis, reduzirá a vida útil dos sapatos e, em última análise, alterará levemente sua passada, possivelmente levando a dores indevidas ou lesões por uso excessivo.
2. Lembre-se de que tênis de corrida para provas são especialmente frágeis
Os “super tênis” ultraleves feitos para correr meias-maratonas e maratonas têm uma vida útil muito mais curta porque os materiais de espuma da entressola são mais delicados. Portanto, eles simplesmente não suportam muitos quilômetros. Se você reservar esses tênis para o dia da corrida, pode conseguir quatro a cinco corridas com eles. Mas se você também usá-los para longos treinos ou treinos de alta intensidade, eles podem estar desgastados após cerca de 400-480 km. Lembre-se de que os super tênis também têm um preço mais alto do que os tênis de treino típicos.
3. Alterne entre diferentes pares de tênis
Tente evitar correr no mesmo par de tênis todos os dias. Em vez disso, alterne entre dois ou mais modelos diferentes a cada semana, dependendo do tipo de corrida que você está fazendo e da superfície em que está correndo. Por exemplo, você pode usar um par mais acolchoado para corridas longas ou de recuperação e um tênis mais leve e firme para treinos mais rápidos, como corridas de ritmo, fartlek e intervalados. Alternar tênis durante a semana não apenas prolongará a vida útil de cada par, mas também ativará os músculos menores dos seus pés e pernas de forma diferente e ajudará a evitar lesões por uso excessivo. Além disso, evite usar seus tênis de corrida de asfalto em trilhas técnicas com pedras e outros detritos.
4. Cuide dos seus tênis
Os tênis de corrida são tão bons quanto o cuidado que você lhes dá. Enxaguar seus tênis com uma mangueira ou embaixo da torneira após correr na lama ou após uma corrida quente e suada ajudará a reduzir o desgaste. Acelere o processo de secagem dos tênis molhados enchendo-os com jornais ou panos secos ou colocando-os brevemente ao sol, mas nunca coloque os tênis na secadora. Além disso, mantenha seus tênis dentro de casa, mas não no carro ou na garagem, onde temperaturas extremas de calor ou frio podem ter um efeito temporário ou permanente nos materiais e no desempenho do tênis.
5. Não calce ou tire os tênis de qualquer jeito
Reserve um momento para calçar seus tênis corretamente antes de correr. E não tire os tênis de corrida pisando na parte de trás de um sapato com o outro e puxando o pé sem desamarrar o tênis. Isso não só tensiona os músculos dos seus pés, mas também estica os materiais do tênis. A única coisa pior do que tirar os tênis sem desamarrá-los é colocá-los de volta sem desamarrá-los. Pode parecer um ganho de tempo, mas se você calçá-los com os cadarços ainda amarrados, forçará o pé a entrar e prejudicará a forma do tênis.
6. Reconheça os sinais de que você pode precisar de um novo par de tênis de corrida
Existem muitos sinais indicativos de que você está pronto para aposentar um par de tênis e comprar outro. Os primeiros são sinais evidentes de desgaste do solado ou da parte superior de malha. Se você sentir que seus tênis perderam o retorno ou o vigor e não colocam mais um “spring” no seu passo, isso pode significar que a espuma da entressola se comprimiu e perdeu sua capacidade de retornar completamente.
Por fim, se você começar a sentir dores ou desconforto incomuns com um par de tênis que tem usado há um tempo, provavelmente significa que o tênis está desgastado a ponto de não poder mais ser usado.
7. Aposente seus tênis
Por mais que todos tenhamos um apego aos nossos tênis favoritos, há um limite de tempo em que você pode manter certos relacionamentos. Quando você aposentar um tênis, deve tirá-lo permanentemente da sua rotação de corrida, mesmo que o mantenha como um sapato casual ou para fazer atividades no seu quintal. (Ainda assim, você deve evitar caminhar longas distâncias com esses tênis, porque os padrões de desgaste que você criou podem levar a irregularidades na sua passada e causar dores nos joelhos ou quadris.)
Em nome da responsabilidade ambiental, tente evitar jogar seus tênis no lixo. Existem muitas organizações que darão uma nova vida aos seus tênis para que eles não acabem em um aterro sanitário.
+ Shaper australiano inova no formato do copinho para proteger pranchas