Daron Rahlves é definitivamente um ícone do esqui. Em 2003, Rahlves se tornou o primeiro americano a vencer o Hahnenkamm downhill em Kitzbühel desde Buddy Werner, 44 anos antes. Ele então venceu o Super G na mesma montanha no ano seguinte. Sua célebre carreira ainda lhe rendeu 12 vitórias na Copa do Mundo e 28 pódios, incluindo um ouro super-G no Campeonato Mundial de 2001.
Leia mais:
+ Tarja verde: pesquisas e experiências que atestam o poder da vida ao ar livre
+ O que comer para evitar dor de estômago durante o treino
+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia
Rahlves acabou se dedicando a esquiar nas espinhas do Alasca para os filmes de Warren Miller. Mas como pai dos gêmeos de 15 anos, Miley e Dreyson, teve que descobrir como incutir o amor pelo esqui em seus filhos. Por isso, na temporada passada, ele levou Dreyson em sua primeira viagem de helicóptero no Alasca, e Warren Miller narrou a jornada para seu último filme, Daymaker . Alerta de spoiler: ambos destróem no esqui.
“Aquela viagem ao Alasca foi tão especial compartilhando a experiência com Drey”, diz Rahlves. “Espero que o segmento capture o quanto significou para nós dois.”
Como Rahlves conseguiu transformar seus filhos que só queriam saber de pizzas e batatas fritas a esquiadores no Alasca? Muito trabalho duro. Aqui estão as dicas da lenda.
_____
Miley e Dreyson esquiam desde os quatro anos. Naquele primeiro ano, eu estava com o bolso cheio de ursinhos de goma cortados em três. Eu os atrairia para esquiar pela montanha. Drey foi especialmente um desafio, pois seu objetivo era uma linha reta em cunha, mas coloque suas bocas do outro lado da colina e o corpo o segue.
Faça uma pausa para um lanche na floresta ou em um local com uma vista incrível.
A segurança era nossa prioridade na cadeira e na montanha. Leve a sério e sente-se corretamente na cadeira. Esteja atento ao seu entorno. Concentre-se totalmente e comprometa-se. Eu esquiei atrás deles quando eles conseguiram controlar sua velocidade e queriam que os outros me vissem antes de se aproximar dos meus filhos. Algumas vezes eu coloquei meus bastões para abrir mais espaço com os esquiadores que se aproximavam.
Ensine-os a carregar seus próprios equipamentos. Eu os fiz carregar seus próprios esquis aos 4 anos de idade. As pessoas perguntavam como eu consegui que eles fizessem isso. Eu disse que não havia outra escolha. Para ser um esquiador, você precisa ser responsável por seu próprio equipamento. Miley se aproximava e até carregava os esquis de Drey quando ele reclamava.
Procure a melhor neve.
Eles queriam tanto andar na cadeira sozinhos , e eu me certifiquei de que eles soubessem que a única maneira que eles podiam era se eles andassem com responsabilidade e não brincassem em um passeio de cadeira comigo, mamãe ou outro treinador ou adulto. Aos 7 anos, eles estavam sozinhos. Se alguém os pegasse mexendo na cadeira, esse privilégio era tirado.
Diga oi verbalmente ou acene com um agradecimento aos operadores do elevador, verificadores de ingressos, patrulha de esqui, motoristas de gatos e qualquer equipe.
Gosto de inspecionar o terreno e as condições da neve e escolher minha linha ao subir o elevador, e compartilhei isso com meus filhos. Aproveite o passeio de elevador e elabore um plano.
Esquiar nas árvores.
Eu apontaria como a neve poderia ser inspecionando-a ou observando os outros esquiarem. Em seguida, esquie e pergunte se foi exatamente como eles esperavam. Peça-lhes que inspecionem o terreno e a neve quando estiverem sobre eles e comparem com o que viram. Isso constrói a experiência visual e conhecimento.
Jogue siga o líder.
Mantenha diversão e desafio. Esquie quantas curvas puder, seções curtas seguras em linha reta, esquie dentro e fora do aparador, veja o quanto você pode pulverizar a neve com uma grande barra ou parada de hóquei, saiba o que está na parte de trás do terreno cego, pegue o ar fora de todos os tipos de terreno, absorva a neve áspera e agitada, esquie em todas as condições.
Tire-os da montanha querendo mais.