Como evitar lesões no ciclismo? 5 técnicas de prevenção

Por Outside USA*

Como evitar lesões no ciclismo? 5 técnicas de prevenção - Go Outside
Foto: Shutterstock

O ciclismo é um esporte extremamente repetitivo que envolve treinamento de longa duração e alta intensidade – o que pode levar a lesões. Assim como trocar o óleo do seu carro permite que ele tenha um desempenho melhor e dure mais, essas cinco técnicas de para evitar lesões podem ajudá-lo a ter um desempenho mais alto no ciclismo e reduzir o risco de overuse.

+ Cinco dicas para se prevenir das lesões na corrida
+ Lesões mais comuns em surfistas
+ 4 exercícios para prevenir lesões comuns de corrida e bike

5 formas de evitar lesões no ciclismo

1. Pré-treino: Faça alongamentos dinâmicos por 5 a 10 minutos, como cruzamentos de pernas e alongamento escorpião para abrir os quadris e a coluna. Eles ajudarão a reduzir a rigidez articular e muscular antes de subir na bicicleta.

2. Durante o treino: Mantenha sua cadência em 90 rpm ou mais para reduzir o estresse no joelho, especificamente na articulação patelofemoral (área da rótula). O treinamento de alta intensidade em baixas rotações pode ter recompensas, mas também traz maior risco de lesões.

3. Pós-treino: Use o cilindro de espuma (ou foam roller) para reduzir a dor e o aperto muscular. Concentre-se na banda iliotibial, quadríceps e piriforme (um músculo glúteo profundo).

4. Equipamento: Supondo que um ajuste profissional da bicicleta tenha sido feito, mantenha as medidas bem documentadas da altura do selim e da posição dianteira/traseira. Sempre verifique as medidas ao viajar com a bicicleta e após um acidente de bike.

5. Sapatos: Aperte os parafusos/parafusos da presilha, pois eles às vezes se soltam e fazem com que a presilha se desloque. Depois de ter o grampo na posição ideal, certifique-se de contorná-lo com marcador permanente. Lesões por overuse podem ser criadas se a trava se deslocar muito para a frente ou para trás, aumentando o estresse no joelho.

*Escrito por Nathan Koch, PT, ATC fundou a Endurance Rehab nos EUA em 2003 com o objetivo de fornecer a fisioterapia e treinamento de desempenho mais completo e abrangente disponível para atletas de resistência. O Endurance Rehab foi reconhecido nacional e localmente por suas técnicas de recuperação e prevenção de lesões.