O Ano Novo há muito é entendido como uma época de grandes listas de resoluções. No entanto, isso tem mudado nos últimos anos. Compreendemos, através da experiência pessoal e da investigação contemporânea, que a mudança duradoura tem menos a ver com aspirações elevadas e mais com pequenas mudanças cotidianas.
Leia mais:
+ 3 maneiras de se refrescar no calor, segundo a Ayurveda
+ Por que fico tão dolorido depois de levantar peso?
+ Por que cada pequena ação importa na busca por um futuro sustentável
Segundo a Ayurveda, tradição milenar que é considerada a ciência irmã do yoga, existem ajustes simples que podem fazer uma diferença profunda quando incorporados à sua vida. A seguir estão alguns dos elementos mais essenciais a serem priorizados.
Como criar o seu melhor ano novo, de acordo com a Ayurveda
1. Priorize o sono
Você já ouviu inúmeras vezes sobre a relevância do descanso adequado. A antiga ciência ayurvédica ensinava esta prática sensata comum antes de termos a pesquisa para apoiá-la.
Existem inúmeras abordagens para garantir um sono melhor. Crie um ritual noturno. Comece a relaxar um pouco mais cedo do que o habitual. Fique longe das telas antes e depois de ir para a cama.
2. Respire
Reserve alguns momentos, várias vezes ao longo do dia, para desacelerar a respiração. Você pode praticar qualquer tipo de respiração de sua preferência ou simplesmente desacelerar suas inspirações e expirações, como faria durante a yoga. Foi demonstrado que a respiração lenta tem um efeito marcante na excitação do sistema nervoso, tornando quase fisiologicamente impossível ficar em estado de ansiedade durante e logo após o trabalho respiratório. Tente desacelerar por pelo menos 90 segundos.
3. Preste mais atenção nas refeições
Em vez de se contentar no que tem que fazer depois, sente-se para fazer uma refeição de verdade pelo menos uma vez por dia. Para este ano novo, lembre-se que, segundo a Ayurveda, os alimentos cozidos ajudam a melhorar a assimilação dos nutrientes.
E sempre que você sentar para comer, dedique sua atenção a isso. A pesquisa contemporânea apoia a antiga crença ayurvédica de que apressar as refeições, estressar-se durante elas ou desviar o foco para a multitarefa pode criar uma reação em cadeia de distúrbios e desequilíbrios digestivos, incluindo comprometimento da assimilação de nutrientes.
4. Não faça nada
Por último, em vez de apostar muito em fazer mais este ano, considere a frase italiana “ Il bel far niente”, que significa “a beleza de não fazer nada”.
Infelizmente, nossa sociedade incentiva ações e realizações incansáveis. A declaração comum de estar “muito ocupado” para desacelerar, descansar ou até mesmo ficar parado faz com que “não fazer nada” pareça um ato de rebelião silenciosa. Então seja um rebelde. Se precisar agendar um horário para si mesmo, reserve uma hora, um dia ou talvez um fim de semana inteiro em que você possa “não fazer nada”.