Se você se pergunta como aumentar a libido, saiba que o seu desejo sexual pode subir (e muito!) com a prática de exercícios físicos. Isso porque a atividade física ajuda na produção dos hormônios sexuais.
+ Alimentos afrodisíacos: 5 alimentos que aumentam a libido
+ O que causa a libido baixa em mulheres e como aumentá-la, segundo especialista
A médica Márcia Simões explica que os hormônios correlacionados com o desejo sexual da mulher são o DHEA e a testosterona. Já no caso dos homens, a libido vem diretamente da testosterona. De acordo com a profissional, ambos podem ser potencializados pela prática de exercícios.
“A atividade física moderada e com intensidade adequada é uma forma de aumentar a libido tanto dos homens quanto das mulheres, já que aumenta a produção hormonal, estimulando a produção de testosterona”, afirma a médica.
Exercícios para aumentar a testosterona
De acordo com Márcia Simões, a musculação é o tipo de exercício que tem maior potencial de aumentar a libido – principalmente os treinos de perna.
Veja algumas opções de exercícios de perna e aparelhos de musculação para aumentar a testosterona e a libido (lembre-se de consultar um médico e um profissional de educação física antes de iniciar a musculação):
- Leg press;
- Cadeira extensora;
- Cadeira flexora;
- Máquina adutora;
- Agachamento squash;
- Afundo alternado com kettlebell;
+ Treino de perna e glúteo: exercícios combinados sem equipamento
+ Confira 3 agachamentos com faixa elástica para pernas mais fortes
Libido e disposição
Além das questões hormonais, a atividade física também contribui para um organismo mais disposto, o que ajuda diretamente no aumento do desejo sexual, já que a libido também tem relação com a parte emocional da pessoa, como explica Márcia.
“De repente a relação com a/o parceira(o) não está lá aquelas coisas ou a pessoa teve um dia muito cansativo, estressante. Assim, ela não vai chegar a noite com uma super vontade de ter uma relação sexual, por mais que os hormônios estejam bons. Se ela se exercitar e oxigenar o seu corpo como um todo, a pessoa terá mais energia e disposição no dia a dia”, explica Márcia.
+ Xapa Xana: conheça o lubrificante de maconha que virou moda no Brasil
“Então essas duas coisas têm que andar em conjunto: o corpo precisa estar legal em relação à saúde, com a reposição e produção hormonal, e a parte emocional também deve ser trabalhada”, completa.
Mas lembre-se: tudo em excesso faz mal. A médica explica que exercícios extenuantes podem diminuir a libido. Se você realiza exercícios exaustivos constantemente, o seu corpo vai precisar apenas de descanso – e dará um tchau tchau para a libido.