Como aproveitar a Páscoa mantendo uma alimentação balanceada

Foto: Shutterstock

Quando o assunto é Páscoa, dois alimentos vêm à nossa mente. O primeiro deles é o chocolate, que acabou virando símbolo da celebração. E o segundo, o bacalhau, tradicional prato para o almoço de domingo. Para consumir estas delícias, mantendo a alimentação e, consequentemente, o corpo em equilíbrio, o WW, programa multinacional de emagrecimento sustentável que estimula mudanças de hábitos, de mentalidade e de estilo de vida, selecionou quatro receitas cheias de sabor para degustar sem nenhuma culpa.

+ Viagem de última hora: 6 destinos para curtir o feriado de Páscoa

+ Páscoa vegana: receita de ovo de chocolate sem ingredientes de origem animal

+ Tatiana Weston-Webb está fora do Pro Bells Beach

Manter uma alimentação balanceada é um dos quesitos fundamentais para alcançar bem-estar e qualidade de vida. O segredo é contar com um bom plano alimentar que se encaixa em sua rotina. Nada de restrições ou provações, o importante mesmo é combinar escolhas inteligentes e flexibilidade. “Nosso Programa permite aos usuários se alimentar bem sem perder os bons momentos de vida social, além de estimular práticas holísticas que incluem sono regular, mentalidade positiva e a prática constante de atividades físicas. Por esta razão, podemos afirmar com toda certeza que é possível celebrar a Páscoa, degustando os alimentos típicos da data. Basta manter o foco no equilíbrio e buscar opções que combinem sabor e saúde’’, afirma Matheus Motta, responsável pelo programa da WW no Brasil.

Dicas para a Páscoa:

1) Prefira os chocolates amargo ou meio amargo. Chocolates com teor de cacau acima de 50% são os que possuem melhor perfil nutricional e mais nutrientes. O chocolate branco, por ser feito da manteiga do cacau, é o que possui mais gordura.

2) Consuma o chocolate com frutas picadas. Banana, morango, kiwi e uva verde sem caroço são ótimas opções. As frutas enriquecem a sobremesa ou o lanche com fibras, o que faz com que a absorção do açúcar pelo organismo seja mais lenta do que quando comparado ao consumo puro de chocolate.

3) Prefira comer o chocolate como sobremesa, após as grandes refeições. Como você vai estar saciado pela comida, dificilmente vai conseguir comer o chocolate em grandes quantidades.

4) Caso ganhe muitos chocolates ou ovos de Páscoa, pense em dar e dividir com amigos. Os que você já abriu, quebre em pedaços menores e guarde em um pote na geladeira ou no freezer. Assim você pode pegar só um pedacinho quando tiver vontade. Saborear o chocolate bem gelado deixando-o na boca durante um tempo maior não só sacia a vontade de comer doce, como faz com que o consumo seja em porções muito menores do que quando comparados a um chocolate à temperatura ambiente.

5) Atenção aos rótulos! Os chocolates diet, apesar de não possuírem açúcar, podem conter grande quantidade de gordura, o que não os torna uma opção favorável para quem busca a perda de peso

Confira as receitas sugeridas pela WW para degustar um delicioso bacalhau no almoço de Páscoa, sem precisar abrir mão do chocolate:

Bacalhau à moda espanhola

Como aproveitar a Páscoa mantendo uma alimentação balanceada
Foto: Divulgação/WW Brasil

Ingredientes:

  • 2 colheres de chá de azeite de oliva;
  • 1 cebola grande em rodelas;
  • 2 dentes médios de alho picados;
  • 1 colher de chá de páprica;
  • 1 pimentão verde em rodelas;
  • 1 pimentão vermelho em rodelas;
  • 1 lata de tomates pelados, ligeiramente amassados, com suco;
  • 500g de bacalhau cru.

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue levemente a cebola e o alho, por 2 minutos. Acrescente a páprica, os pimentões em rodelas e o tomate pelado. Deixe cozinhar até começar a ferver. Em um tabuleiro grande, coloque a mistura de pimentões. Arrume as postas de bacalhau delicadamente por cima e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até o bacalhau ficar macio.

Mousse de chocolate com morangos

Como aproveitar a Páscoa mantendo uma alimentação balanceada
Foto: Divulgação/WW Brasil

Ingredientes:

  • ½ colher de sopa de gelatina;
  • 50g de chocolate meio amargo derretido;
  • 1 xícara de iogurte de baunilha semidesnatado;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar;
  • 2 claras de ovo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 120g de morangos cortados em 4;
  • 1 colher de sopa de hortelã fresca, para decorar.

Modo de Preparo:

Coloque 2 colheres de sopa de água quente em uma tigela. Acrescente a gelatina e misture com um garfo até dissolver. Resfrie. Em outra tigela, misture o iogurte e o chocolate. Acrescente o cacau e a gelatina e misture bem até ficar homogêneo. Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar e bata até o açúcar dissolver. Gentilmente, despeje as claras na mistura de chocolate e misture. Divida o mousse em taças de sobremesa (cerca de 2/3 de xícaras em cada). Cubra e leve à geladeira por 2 horas até ficar firme. Por cima, adicione os morangos e as folhas de hortelã e sirva. Armazene o mousse na geladeira coberto com plástico filme por até 2 dias.

-Publicidade-