Neste domingo (29), o projeto Ciclovia Musical comemora 10 anos com pedal e série de concertos musicais na Faria Lima, em São Paulo (SP).

Os concertos são gratuitos e abertos ao público que não pedala. Basta escolher uma das apresentações, que começam a partir das 9 horas, e se dirigir ao local no horário marcado. Já os ciclistas inscritos pedalam um dos dois roteiros de bicicleta que acontecem simultaneamente.

Veja também
+ Nova Iguaçu aposta no ciclismo como meio de transporte, lazer e turismo
+ Sua próxima bicicleta poderá ter pneus feitos de redes de pesca
+ Afinal, acupuntura pode ajudar a curar lesão esportiva?

A Ciclovia Musical comemora 10 anos de história levando cultura e mobilidade ativa para quatro capitais brasileiras. Este ano, o projeto já esteve em Salvador, Rio de Janeiro e irá para Porto Alegre.

“Em São Paulo, teremos dois roteiros ciclísticos musicais, sendo que o roteiro 2 também receberá pessoas com deficiência auditiva e visual e seus familiares”, conta Giane Martins, criadora e diretora do projeto.

Na edição da Ciclovia Musical Faria Lima a ONG Atitude do Bem leva os ciclistas cegos em bikes duplas. Uma parceria que já aconteceu em realizações anteriores, como no Bom Retiro e em São Miguel, emocionando todos os participantes que passam a conhecer o trabalho de inclusão de perto.

Os monitores voluntários que pedalam à frente fazem a audiodescrição do trajeto. Além de também auxiliarem durante os concertos. E os monitores artísticos proporcionam uma experiência única para que os cegos consigam ter uma oportunidade diferente de se conectar ainda mais com a música.

“Baseado nos relatos de outras experiências na Ciclovia Musical um dos principais benefícios é a possibilidade que as pessoas com deficiência visual têm de poder tocar fisicamente os instrumentos usados por músicos das orquestras, isso fez toda a diferença”, conta Fabio Ogrisio, presidente da ONG Atitude do Bem.

Vídeo Ciclovia Musical 2023 em Salvador (BA):

No Centro Brasileiro Britânico, local do concerto do Trio Monalisas, formado por integrantes da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, os participantes também terão a oportunidade de conhecer a exposição “Touch Art – A Expressão da Empatia”. A mostra estimula todos os visitantes a usar os sentidos para perceber texturas, formas, relevos e nuances de cada peça.

“A mostra quer trazer o valor da empatia como uma atitude positiva de convivência e respeito entre as pessoas usando a arte como um caminho para que elas possam exercer esse dom humano, tantas vezes sufocado, no modo instantâneo de se colocar no mundo”, explica Lais Barros, curadora da exposição.

Os monitores artísticos pedalam os roteiros junto com os participantes e fazem a mediação com o público numa conversa leve que traz várias curiosidades musicais. A monitora do roteiro 1 será a maestra Fabrícia Medeiros, regente assistente na Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, sob a direção do maestro Claudio Cruz.

Os monitores do roteiro 2 serão Caroline Brito e Raphael Paixão, que são casados. Caroline tem AME tipo 3, atrofia muscular espinhal, é uma mulher com deficiência e solista à frente da OPESP, Orquestra Parassinfônica do Estado de São Paulo. Caroline segue em sua cadeira de rodas adaptada para triciclo elétrico. Raphael Paixão é ciclista esportivo, trombonista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Rio de Janeiro.

Os locais de concerto são: Pátio Victor Malzoni, Galeria Idea!Zarvos, Instituto Tomie Ohtake, Centro Brasileiro Britânico e Praça B32. Entre os grupos musicais estão St. Andrew Society Pipes & Drums, Brazu Quintê e Vanessa Moreno, Quinteto Aquarela, Trio Monalisas e Duo Deriz & The Flame Orchestra.

“Lideramos um setor que reforça diariamente a importância de enriquecer conexões por meio da saúde, bem-estar, cultura e uma mobilidade cada vez mais sustentável. E apoiar a Ciclovia Musical, além de estar em sinergia com nossa atuação no mercado, nos permite conectar pessoas às novas experiências de conscientização socioambientais”, diz Alaor Aguirre, vice-presidente da Edenred Brasil, detentor das marcas Ticket, Edenred Ticket Log e Edenred Pay.

Serviço:

Ciclovia Musical Faria Lima
Domingo, 29 de outubro, a partir das 9 horas.
Grátis
www.cicloviamusical.com.br







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo