Nova Iguaçu aposta no ciclismo como meio de transporte, lazer e turismo

Por Redação

O ciclismo está ganhando destaque em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, com diversas iniciativas voltadas para a promoção da prática e a melhoria da infraestrutura para os ciclistas. A cidade tem vocação para o mountain bike devido às suas características geográficas.

Leia mais:

+ Quer evoluir no Mountain Bike? Confira 4 bons Bike Parks perto de São Paulo

+ Ministério do Meio Ambiente vai investir R$ 2 milhões em rotas de cicloturismo

+ 4 destinos para pedalar e surfar no mesmo dia

Com um maior investimento na expansão da malha cicloviária é evidente, além de implantação de novas ciclovias, trilhas sinalizadas para cicloturismo e até mesmo a criação de um parque na região de Tinguá, a cidade tem muito o que ganhar. O parque, que ainda está em fase de elaboração, promete ser um espaço completo, contando com quadras poliesportivas, quiosques, restaurantes e banheiros. Além disso, terá infraestrutura específica para o ciclismo, como ciclovias, trilhas e uma pista de pump track, com a possibilidade de incluir um velódromo para atrair eventos internacionais.

A iniciativa também se estende ao transporte público, com o pedido à concessionária SuperVia para a instalação de bicicletários em suas estações, visando facilitar o deslocamento dos ciclistas que utilizam a bicicleta para ir trabalhar ou pegar o trem para outras cidades.

O projeto de cicloturismo é outro destaque na região, com cerca de 200 quilômetros de trilhas que estão sendo devidamente sinalizadas para orientar os ciclistas. O Circuito Histórico, por exemplo, que faz parte do trajeto do comércio dos tempos do Brasil Colônia, já está 100% sinalizado e é bastante frequentado pelos ciclistas locais.

A conscientização sobre a importância da bicicleta também é uma meta da administração da cidade, com o prefeito destacando a ligação entre quem pratica o ciclismo e a consciência ecológica. O envolvimento de diversos membros do poder público, como secretários, deputados federais e estaduais, e vereadores, indica um compromisso amplo com o crescimento do ciclismo em Nova Iguaçu.

Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito, especialmente em relação à conscientização da população sobre a importância da bicicleta. A cidade ainda está no começo desse movimento, mas as iniciativas em andamento prometem transformar Nova Iguaçu em um polo do ciclismo, com benefícios para a mobilidade, o turismo e o meio ambiente.

Fonte: Aliança Bike.







Acompanhe o Rocky Mountain Games Pedra Grande 2024 ao vivo