Ciclovia em zigue-zague vira atração em Balneário Camboriú

Por Redação

ciclovia balneário camboriú

Uma nova ciclovia em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, virou piada na internet. Em formato de “zigue-zague”, a nova ciclovia fica na Estrada Rainha. A proposta da obra seria evitar acidentes no trecho de morro íngreme. Além disso, segundo a Secretaria de Obras do município, o projeto quer tornar a via um ponto de turismo na região.

+ Etiqueta na ciclovia: 10 dicas para você pedalar melhor por aí
+ Motoristas reclamam de ciclovia de mais de 3 metros de largura

Segundo Luiz Carlos Chaves Júnior, conselheiro da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú, a ciclovia vai trazer mais segurança para quem pratica o esporte no local. Neste ano, duas pessoas que pedalavam na estrada morreram após serem atropeladas. Jeferson Fonseca Lopes, de 29 anos, foi uma das pessoas que perdeu a vida em acidente no local, em 15 de junho. “As curvas bem abertas e de uma angulação que você consegue manobrar a bicicleta faz a diminuição da velocidade ser obrigatória para o ciclista, trazendo assim mais segurança”, disse.

Porém a opinião não é unânime. “Muito legal a nova Ciclovia em Balneário Camboriú. Mas não tem nenhum sentido o desenho dela, obrigando ciclistas a pedalarem o dobro da distância. E pior: o desenho retilíneo foi deixado aos automóveis, que são os que mais precisam de controle de velocidade”, comentou Daniel Guth, pesquisador em políticas de mobilidade urbana, mestre em urbanismo pelo PROURB/UFRJ e diretor executivo da Aliança Bike.

O projeto tem como objetivo tornar a Estrada da Rainha um ponto de turismo de contemplação, com integração da via aos pontos turísticos da Região Norte, como a roda gigante e o molhe.

-Publicidade-