Chuva forte interdita pontos da Rio-Santos em Ubatuba; deslizamento destrói posto da PRF em Paraty

Deslizamento de terra em Paraty destrói posto da PRF na BR 101 - Foto: reprodução

A forte chuva que começou na noite de quinta-feira (31) e se estendeu pela madrugada desta sexta-feira (1) causou estragos principalmente na região de Ubatuba e Paraty. O volume de água registrado nas últimas 72 horas foi de 314 milímetros, na cidade do estado de São Paulo.

+ Atibaia recebe neste final de semana o Banco Master Rocky Mountain Games

+ Prefeitura de Capitólio volta a abrir cânions do Lago de Furnas após desastre

+ Parque da Chapada dos Veadeiros inaugura visitas noturnas

Segundo o G1, 34 pessoas do bairro Parque Guarani, em Ubatuba, tiveram que deixar suas casas. O temporal também causou um deslizamento de trecho da Rio-Santos. Além de ruas que ficaram alagadas, a ventania derrubou árvores por toda a região.

A Defesa Civil acompanha as áreas de risco da cidade de Ubatuba que já estava em alerta devido a previsão de frente fria e chuva intensa.

BR-101 desmorona após chuvas intensas em Ubatuba — Foto: Divulgação

Desmoronamento em Ubatuba

Com o solo encharcado, houve deslizamento de terra e um trecho da Rio-Santos abriu uma cratera. De acordo com a Defesa Civil, cerca de dez toneladas de terra caíram sobre o asfalto. O trecho fica na altura do Km 35 e está interditado, sem previsão de liberação.

Além do desmoronamento, outros três pontos foram afetados com queda de barreira. Os bairros afetados são Itamambuca, Félix e entre Camburi e Picinguaba.

Deslizamento de rocha em encosta nos bairros da Picinguaba e Camburi — Foto: Netto Mattos/Reprodução

Deslizamento destrói posto da PRF em Paraty

Por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (1), um deslizamento destruiu o posto da Polícia Rodoviária Federal em Paraty. Segundo a corporação, o posto estava em atividade e havia uma equipe de plantão, mas não houve feridos.

Por conta disso, a BR 101 está interditada nos dois sentidos, na altura do Km 578. A prefeitura de Paraty informa que equipes estão dando assistência aos bairros mais atingidos pelas chuvas.

Durante a noite, 23 pessoas foram abrigadas na escola Pequenina Calixto. As equipes também trabalham para a liberação das estradas atingidas por quedas de barreiras. Paralelamente, a prefeitura informou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que o aeroporto municipal está sem condições de operação devido a alagamentos perto da pista e queda de alambrado no cabeceira da pista.

O evento Bossa Paraty, deste fim de semana, foi suspenso.

Assista os vídeos que tem circulado nas redes sociais: