A empresa China Telecom construiu e instalou torres de conexão 5G a cinco mil metros de altitude em uma base no Monte Everest. As torres de 5G mais altas do mundo, vão transmitir imagens com qualidade 4K HD das montanhas da região.
Ao total, três torres foram instaladas, enquanto outras duas deverão ser no próximo sábado (25). No momento, a empresa China Telecom já está transmitindo as imagens do local em regime de 24 horas por dia e sete dias na semana, incluindo visão panorâmica de 360°, publicou o tabloide Daily Star.
+ Dia da Terra será celebrado online este ano; veja 5 dicas para fazer em casa
+ Brasileiro é resgatado sem comida no lugar do filme Na Natureza Selvagem
A instalação foi feita pela gigante chinesa Huawei. Para chegar ao local de instalação, os trabalhadores tiveram que superar a doença da altitude, além de transportar equipamentos para a área e verificar a adequação do local para abrigar o equipamento de alta tecnologia.
Siga a Go Outside no Instagram
“Isso é uma chance ao povo chinês, que está em casa devido ao coronavírus, para desfrutar das vistas panorâmicas da beleza da montanha com tecnologia de ponta”, disse o porta-voz da China Telecom, Liao Hongfeng.
Hey, #MountEverest, #5G is coming! #China’s telecom operator China Mobile & tech giant #Huawei have now launched 3 5G base stations near the summit of Mt. Everest. It is expected to complete the other 2 stations on April 25, when 5G signal will cover the summit for the first time pic.twitter.com/J2aLk60PH0
— Economic Daily, China (@EDNewsChina) April 20, 2020
+ Nepal recusa limpeza do Everest em meio a pandemia
Durante esta época do ano, acontece a temporada de escalada de primavera no Monte Everest. Mas devido a pandemia de COVID-19, a face Sul da montanha, no Nepal, está fechada. E a Norte, no Tibete, permitiu apenas uma equipe chinesa de tentar subir os 8.848 metros.
O evento da instalação das torres de 5G no Everest também marca o 60º aniversário da primeira subida ao monte pela passagem face Norte, realizada por uma equipe chinesa em maio de 1960, sete anos após a montanha ter sido escalada pela primeira vez por Sir Edmund Hillary e Sherpa Tenzing Norgay.