Chapada dos Veadeiros terá nova travessia e setor de escalada

Por Redação

Foto: Shutterstock.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) inaugurou, neste mês de setembro, duas novas atrações para os amantes do outdoor: a travessia São Jorge-Capela e o setor de escalada da Serra do Pouso Alto.

Localizado na região nordeste de Goiás, o PNCV é considerado atualmente Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e uma das principais Unidades de Conservação do país no bioma Cerrado.

Veja também
+ Esportes e aventuras que você deve fazer na Chapada dos Veadeiros
+ Sem contraindicação: 5 dicas para curtir ao máximo seu tempo na natureza
+ Trekking: 5 roteiros menos populares que merecem ser feitos

Com 25 km de extensão, a travessia São Jorge-Capela liga o povoado de São Jorge, em Alto Paraíso de Goiás, ao povoado da Capela, em Cavalcante.

Esse trecho utiliza parte da Trilha das Sete Quedas, e segue por um novo traçado que incorpora também parte da trilha histórica que ligava os dois povoados.

A travessia é sinalizada e pode ser percorrida em um ou dois dias e o pernoite pode ser feito no recém inaugurado camping da Boa Sorte ou no camping das Sete Quedas.

Já o setor de escalada da Serra do Pouso Alto está localizado a aproximadamente 13 km da cidade de Alto Paraíso de Goiás, na Serra do Pouso Alto, que também abriga o ponto culminante da região centro-oeste brasileira, com 1.676 metros de altitude.

Com uma vista privilegiada de parte do PNCV, clima agradável e sublime beleza, o setor  possui vários afloramentos rochosos de quartzito de extrema qualidade, ideais para a prática de escalada na modalidade boulder.

O acesso ao setor de escalada é gratuito e não há restrição de horário, mas é necessário o preenchimento de um termo de conhecimento de risco.

Maiores informações e orientações estão disponíveis na página do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Com informações de Alta Montanha.