Cavendish vence 13ª etapa do Tour e equipara recorde de Merckx

Por Redação

cavendish
Imagem: A.S.O./Charly Lopez

Mark Cavendish venceu a 13ª etapa do Tour de France 2021, após outro desempenho notável, equiparando o recorde histórico de vitórias de etapas no Tour do ciclista belga Eddy Merckx.

+ Cavendish pode bater Eddy Merckx?

+ Tour de France: conheça o significado e a história das camisas colorida

Foi uma final tensa em Carcassonne, com os ciclistas lutando pela frente para chegar aos quilômetros finais em posição perfeita. Com estilo, Cavendish superou Jasper Philipsen (Alpecin-Fenix) e Ivan Garcia (Bahrain-Victorious).

O Manxman agora tem 34 vitórias em etapas no Tour de France, igualando o recorde estabelecido por Eddy Merckx.

O outro sprinter da Deceuninck – Quick-Step, Michael Mørkøv também levou um segundo lugar fenomenal.

Embora a corrida tenha terminado de forma épica, a última hora e meia de corrida não ocorreu sem incidentes. Um grande acidente derrubou vários ciclistas faltando pouco mais de 60 km para o final, com os companheiros de equipe da BikeExchange Simon Yates e Lucas Hamilton deixando a corrida. Outro acidente cerca de 10 km depois causou mais algumas quedas e vários pilotos tiveram problemas mecânicos nos quilômetros seguintes.

Cavendish ampliou sua liderança na classificação de pontos no final de um longo dia de 220 quilômetros em cima do selim, ganhando mais 50 pontos, além dos oito que ganhou no sprint intermediário. Ele agora tem 279 pontos, à frente de Michael Matthews (Team BikeExchange) por 101 pontos, enquanto Philiipsen está a mais sete pontos atrás.