Segundo especialistas, as atividades físicas de forma geral podem trazer inúmeros benefícios para a gestação, no entanto é necessário ter um acompanhamento profissional, para não pôr em risco a vida da mãe do bebê. Com isso, o personal trainer Cássio Fidlay traz dicas para aquelas futuras mamães que pensam em se exercitar.
+ Iguape, Ilha Comprida e Cananéia: um roteiro pelas praias, dunas e natureza reservada
+ Bota Pra Correr: meus primeiros 10km conhecendo a paradisíaca São Miguel dos Milagres
+ Filipe Toledo defende título da etapa de Bells Beach
Cássio, através do seu estúdio First Move, faz o acompanhamento físico de 8 gestantes, juntamente à sua equipe. E de acordo com o profissional, é comprovado que a musculação é uma das modalidades mais recomendadas pelos médicos, principalmente na gravidez.
No entanto, o especialista adverte:
“Se você é uma mulher ativa e que já está em uma rotina de musculação, não há necessidade de parar, muito pelo contrário, a continuidade da prática facilita a saúde gestacional na hora do parto, principalmente no parto normal. Agora, caso nunca tenha treinado, ou não está treinando, não é o momento de iniciar a prática, pois o seu corpo passará por processos que na gestação não é recomendado, pois o seu corpo está desacostumado”.
O personal destaca a tão famosa frase “Gravidez, não é doença”, dizendo não ser necessário interromper os treinos, contanto que não seja uma gravidez de risco, e que sejam tomados os devidos cuidados. Dentre as orientações ele destaca:
- Não fazer abdominal, pois pressiona o útero.
- Não elevar a frequência acima de 140-145bpm. Na gravidez a pressão sanguínea aumenta, e quando fazemos exercícios acima da intensidade adequada, podemos gerar alguns sangramentos nasais e dores de cabeça. Caso aconteça, basta esperar baixar a frequência e fazer exercícios mais moderados.
- Após o sétimo mês, evitar fazer exercícios em decúbito dorsal (barriga para cima), pois a pressão do útero em cima da veia cava (veia importante para a circulação sanguínea) pode prejudicar a circulação sanguínea. Nada muito grave, sendo melhor evitar.
“Gravidez e musculação são aliados fortes na saúde gestacional. Nunca deixe de praticar exercícios físicos e ter a musculação como base de qualquer esporte, para que nesses momentos você consiga manter uma rotina saudável”, orienta.