Nova campanha da Adidas sobre sutiãs esportivos gera burburinho na web

Foto: Reprodução / Instagram / @adidaswomen.

A nova campanha da Adidas sobre sutiãs esportivos repercutiu na internet ao deixar 25 seios femininos à mostra e sem rosto.

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A mensagem é de que 90% das mulheres usam o tamanho de sutiã errado durante a prática esportiva. Para minimizar isso, a fabricante alemã traz uma grande variedade de peças na sua nova coleção.

“Seios de todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto adaptados a eles”, diz a empresa no anúncio publicado nas redes sociais. “É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todas possam encontrar o ajuste ideal”, completa.

Naturalmente, a ousadia da marca alemã gerou burburinho nas mídias sociais. Alguns acusaram a empresa de ser sensacionalista, enquanto outros disseram que era uma celebração do corpo da mulher. “Eu sou a favor de peitos e positividade, mas tipo… o que eles estão vendendo?”, indagou um usuário.

A verdade é que a nova linha traz consigo um longo estudo, sensibilizando para a saúde dos seios femininos e para a importância do uso do sutiã correto durante os treinos.

Em conjunto com a Universidade de Portsmouth e a professora Joanna Wakefield-Scurr, a marca criou toda uma gama de sutiãs esportivos que se adaptam a todos os seios, independentemente do tamanho e forma.

Joanna foi uma das pioneiras do estudo durante os anos 90, quando existiam apenas seis trabalhos feitos sobre esta peça de roupa, em comparação com os milhares existentes sobre sapatilhas, por exemplo.

Segundo a Adidas, se os seios não forem suportados de forma correta, durante uma corrida podem mover-se até 19 centímetros e são submetidos à mesma força G que um piloto de Fórmula 1, por exemplo.

“É um fato desconhecido para muitas, mas as atletas podem necessitar da mesma quantidade de apoio mamário durante as caminhadas em velocidade que durante uma corrida. A falta de suporte tem o potencial de causar danos irreversíveis. O movimento mamário no esporte continua a ser uma área negligenciada”, explica a professora.

“Existe uma enorme lacuna relativamente aos dados quando se trata do desenvolvimento de sutiãs esportivos, por isso trabalhámos com especialistas em saúde mamária e biomecânica da Universidade de Portsmouth, para desafiarmos o nosso departamento de inovação a criar sutiãs que satisfaçam as necessidades da comunidade esportiva feminina”, disse Amy Charlton, diretora de produto sênior da Adidas.

Polêmico ou não, após o anúncio as ações da Adidas subiram cerca de 2% na última quarta-feira (9) no pregão de Wall Street. A nova coleção estará disponível a partir de 14 de fevereiro no site da fabricante.